'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

RTP1 a subir 

Comparando o primeiro mês do ano com o período homólogo de 2022, o canal 1 da televisão do Estado consegue ganhar 7 mil espectadores. Parece pouco, mas na verdade representa um pequeno oásis no universos das televisões generalistas.
02 de fevereiro de 2023 às 08:01
José Fragoso
José Fragoso

Janeiro fecha com a RTP1 a subir e a SIC e a TVI a descer. Comparando o primeiro mês do ano com o período homólogo de 2022, o canal 1 da televisão do Estado consegue ganhar 7 mil espectadores. Parece pouco, mas na verdade representa um pequeno oásis no universos das televisões generalistas.

Ao contrário da RTP1, a SIC e a TVI perderam, em conjunto, 124 mil pessoas no mesmo espaço de um ano. A SIC perdeu 58 mil espectadores, a TVI viu fugirem 66 mil pessoas. Também no 'share' de cada uma das estações privadas a queda é acentuada. A SIC baixou de 18,1%, no ano passado, para 16,4% este ano, enquanto a TVI baixou de 16,9 para 14,9%. A distância entre ambas as estações alargou para um ponto percentual e meio. Enquanto a erosão ataca os canais privados, a televisão pública sobe, de 10,6%, para 11,5%.

Em resumo, janeiro termina com um grande vencedor, a SIC, que alarga a vantagem e está a colocar o principal adversário, a TVI, em dificuldades – que já levaram a diversas mudanças na programação ao domingo (o formato principal passou para a meia-noite), à tarde (a 'Máquina da Verdade' terminou), e na informação (o principal noticiário vai ser rebatizado de novo). Mas, se a SIC é o vencedor principal, é justo reconhecer, também, que a RTP1 pode ser considerada como uma das vencedoras da jornada, por causa desta subida, que surge um pouco em contramão. Prova, talvez, de que a televisão do Estado, se reunisse talento e vontade, poderia dar a volta à situação preocupante que tem atravessado.

 

PROGRAMAÇÃO - 'OU VAI OU RACHA'

Pedro Teixeira, Ou Vai ou Racha
Pedro Teixeira, Ou Vai ou Racha Foto: Instagram

O concurso da TVI é um enorme espetáculo televisivo. O estúdio do formato em Portugal é grandioso. O programa é bem conseguido, e pode crescer. As semelhanças com 'O Preço Certo', contudo, constituem um risco para a estação. Tudo indica que a TVI aposta nessa aproximação ao formato de Fernando Mendes. Seria, talvez, mais avisado, distingui-lo, de forma a acentuar a diferenciação. Mas vai crescer.

INFORMAÇÃO - LIBERAL AO NU

Rui Rocha, Iniciativa Liberal
Rui Rocha, Iniciativa Liberal Foto: Instagram

A entrevista na RTP3 ao novo líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, foi um momento de alto esclarecimento da personalidade pública e política do novo líder do partido. Perguntas aparentemente 'soft' que desnudam o texto e o contexto – esta é a principal qualidade de um entrevistador, que fazem com que nenhum protagonista saia de estúdio da mesma forma que entrou.

SOBE - PEDRO PROENÇA

Pedro Proença
Pedro Proença Foto: Instagram

A final da Taça da Liga foi o programa mais visto da semana. O direto da SIC foi uma enorme jornada de divulgação do futebol, e o líder da Liga sai reforçado.

 

SOBE - FERNANDO MENDES

Fernando Mendes, Preço Certo
Fernando Mendes, Preço Certo Foto: Instagram

O concurso do final da tarde chega a deixar 1 milhão e 200 mil pessoas para o 'Telejornal', da RTP1. Os números d’'O Preço Certo', este ano, ano do regresso da inflação, são ainda mais estratosféricos.

DESCE - SÍLVIA ALBERTO

Sílvia Alberto
Sílvia Alberto Foto: Instagram

Arranque morno, com concorrentes mais frágeis do que o habitual, não augura grande futuro para o formato.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Será o maior Mundial de sempre

Será o maior Mundial de sempre

Mais de 4 mil quilómetros e quase 6 horas de voo separam algumas das sedes do Mundial, uma distância superior à largura de toda a Europa, de Lisboa à Rússia ou aos Urais. Para a televisão portuguesa, este será um Mundial complexo, por causa da diferença horária.
Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável