
Janeiro fecha com a RTP1 a subir e a SIC e a TVI a descer. Comparando o primeiro mês do ano com o período homólogo de 2022, o canal 1 da televisão do Estado consegue ganhar 7 mil espectadores. Parece pouco, mas na verdade representa um pequeno oásis no universos das televisões generalistas. Ao contrário da RTP1, a SIC e a TVI perderam, em conjunto, 124 mil pessoas no mesmo espaço de um ano. A SIC perdeu 58 mil espectadores, a TVI viu fugirem 66 mil pessoas. Também no ' Em resumo, janeiro termina com um grande vencedor, a SIC, que alarga a vantagem e está a colocar o principal adversário, a TVI, em dificuldades – que já levaram a diversas mudanças na programação ao domingo (o formato principal passou para a meia-noite), à tarde (a 'Máquina da Verdade' terminou), e na informação (o principal noticiário vai ser rebatizado de novo). Mas, se a SIC é o vencedor principal, é justo reconhecer, também, que a RTP1 pode ser considerada como uma das vencedoras da jornada, por causa desta subida, que surge um pouco em contramão. Prova, talvez, de que a televisão do Estado, se reunisse talento e vontade, poderia dar a volta à situação preocupante que tem atravessado.
PROGRAMAÇÃO - 'OU VAI OU RACHA'
O concurso da TVI é um enorme espetáculo televisivo. O estúdio do formato em Portugal é grandioso. O programa é bem conseguido, e pode crescer. As semelhanças com 'O Preço Certo', contudo, constituem um risco para a estação. Tudo indica que a TVI aposta nessa aproximação ao formato de Fernando Mendes. Seria, talvez, mais avisado, distingui-lo, de forma a acentuar a diferenciação. Mas vai crescer.
INFORMAÇÃO - LIBERAL AO NU
A entrevista na RTP3 ao novo líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, foi um momento de alto esclarecimento da personalidade pública e política do novo líder do partido. Perguntas aparentemente 'soft' que desnudam o texto e o contexto – esta é a principal qualidade de um entrevistador, que fazem com que nenhum protagonista saia de estúdio da mesma forma que entrou.
SOBE - PEDRO PROENÇA
A final da Taça da Liga foi o programa mais visto da semana. O direto da SIC foi uma enorme jornada de divulgação do futebol, e o líder da Liga sai reforçado.
SOBE - FERNANDO MENDES
O concurso do final da tarde chega a deixar 1 milhão e 200 mil pessoas para o 'Telejornal', da RTP1. Os números d’'O Preço Certo', este ano, ano do regresso da inflação, são ainda mais estratosféricos.
DESCE - SÍLVIA ALBERTO
Arranque morno, com concorrentes mais frágeis do que o habitual, não augura grande futuro para o formato.