'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

RTP1 a subir 

Comparando o primeiro mês do ano com o período homólogo de 2022, o canal 1 da televisão do Estado consegue ganhar 7 mil espectadores. Parece pouco, mas na verdade representa um pequeno oásis no universos das televisões generalistas.
02 de fevereiro de 2023 às 08:01
José Fragoso
José Fragoso

Janeiro fecha com a RTP1 a subir e a SIC e a TVI a descer. Comparando o primeiro mês do ano com o período homólogo de 2022, o canal 1 da televisão do Estado consegue ganhar 7 mil espectadores. Parece pouco, mas na verdade representa um pequeno oásis no universos das televisões generalistas.

Ao contrário da RTP1, a SIC e a TVI perderam, em conjunto, 124 mil pessoas no mesmo espaço de um ano. A SIC perdeu 58 mil espectadores, a TVI viu fugirem 66 mil pessoas. Também no 'share' de cada uma das estações privadas a queda é acentuada. A SIC baixou de 18,1%, no ano passado, para 16,4% este ano, enquanto a TVI baixou de 16,9 para 14,9%. A distância entre ambas as estações alargou para um ponto percentual e meio. Enquanto a erosão ataca os canais privados, a televisão pública sobe, de 10,6%, para 11,5%.

Em resumo, janeiro termina com um grande vencedor, a SIC, que alarga a vantagem e está a colocar o principal adversário, a TVI, em dificuldades – que já levaram a diversas mudanças na programação ao domingo (o formato principal passou para a meia-noite), à tarde (a 'Máquina da Verdade' terminou), e na informação (o principal noticiário vai ser rebatizado de novo). Mas, se a SIC é o vencedor principal, é justo reconhecer, também, que a RTP1 pode ser considerada como uma das vencedoras da jornada, por causa desta subida, que surge um pouco em contramão. Prova, talvez, de que a televisão do Estado, se reunisse talento e vontade, poderia dar a volta à situação preocupante que tem atravessado.

 

PROGRAMAÇÃO - 'OU VAI OU RACHA'

Pedro Teixeira, Ou Vai ou Racha
Pedro Teixeira, Ou Vai ou Racha Foto: Instagram

O concurso da TVI é um enorme espetáculo televisivo. O estúdio do formato em Portugal é grandioso. O programa é bem conseguido, e pode crescer. As semelhanças com 'O Preço Certo', contudo, constituem um risco para a estação. Tudo indica que a TVI aposta nessa aproximação ao formato de Fernando Mendes. Seria, talvez, mais avisado, distingui-lo, de forma a acentuar a diferenciação. Mas vai crescer.

INFORMAÇÃO - LIBERAL AO NU

Rui Rocha, Iniciativa Liberal
Rui Rocha, Iniciativa Liberal Foto: Instagram

A entrevista na RTP3 ao novo líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, foi um momento de alto esclarecimento da personalidade pública e política do novo líder do partido. Perguntas aparentemente 'soft' que desnudam o texto e o contexto – esta é a principal qualidade de um entrevistador, que fazem com que nenhum protagonista saia de estúdio da mesma forma que entrou.

SOBE - PEDRO PROENÇA

Pedro Proença
Pedro Proença Foto: Instagram

A final da Taça da Liga foi o programa mais visto da semana. O direto da SIC foi uma enorme jornada de divulgação do futebol, e o líder da Liga sai reforçado.

 

SOBE - FERNANDO MENDES

Fernando Mendes, Preço Certo
Fernando Mendes, Preço Certo Foto: Instagram

O concurso do final da tarde chega a deixar 1 milhão e 200 mil pessoas para o 'Telejornal', da RTP1. Os números d’'O Preço Certo', este ano, ano do regresso da inflação, são ainda mais estratosféricos.

DESCE - SÍLVIA ALBERTO

Sílvia Alberto
Sílvia Alberto Foto: Instagram

Arranque morno, com concorrentes mais frágeis do que o habitual, não augura grande futuro para o formato.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável