'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu

Notícia

‘Papel Principal’ cheira a fiasco

A nova novela da SIC parece-me confusa, talvez porque Daniel Oliveira quis fazer dela – e vai fazer – uma série para a Opto, uma sitcom e ainda uma revista musical que irá percorrer o País. A equação "mais é menos" aplica-se aqui na perfeição, e dar o exemplo de ‘Avenida Brasil’, a trama mais genial da Globo, é abusar da nossa inteligência.
07 de outubro de 2023 às 11:16
Papel Principal
Papel Principal

Dias antes da estreia, na SIC, Daniel Oliveira prometeu mundos e fundos com ‘Papel Principal’, a sucessora de ‘Sangue Oculto’ e protagonizada por Margarida Vila-Nova e Carolina Carvalho, entre outros. "Pode reconciliar muito público que não vê novelas. É cómica, com uma história bem contada. Tem a capacidade de ser um bálsamo de leveza e, ao mesmo tempo, ser sustentada, que toca diversos públicos, do mais novo ao mais velho. Tem cor, plumas, lantejoulas, camarins, os bastidores, teatro. E tem um conjunto de personagens bem criadas. Vimos muito isso na ‘Avenida Brasil’". 

Uma semana depois, embora ainda seja cedo para fazer grandes balanços, a verdade é que os números de ‘Papel Principal’ são cruéis: perdeu sempre para a velhinha e (quase) esgotada ‘Festa É Festa’, da TVI, e, pior, não conseguiu superar, um dia que fosse, a barreira dos 750 mil espectadores. O diretor de Programas tem aqui (mais) um problema para resolver, agora que ‘Casados no Paraíso’ morreu ao domingo e se mudou, definitivamente, para osdiários de segunda a sexta-feira, antes do ‘Jornal da Noite’. Para já, com cinco episódio exibidos, a novela parece-me confusa, talvez porque Daniel Oliveira quis fazer dela – e vai fazer – uma série para a Opto (Os Eleitos), uma sitcom (A Casa da Aurora) e ainda uma revista musical que irá percorrer o País. A equação "mais é menos" aplica-se aqui na perfeição, e dar o exemplo de ‘Avenida Brasil’, a trama mais genial da Globo, é abusar da nossa inteligência.

A SIC comemorou 31 anos na sexta-feira, dia 6. Merece os meus mais sinceros parabéns pela sua história e percurso, pelos seus profissionais, desde aqueles que apareceram e aparecem no ecrã a todos os outros que trabalharam e trabalham na estação – Emídio Rangel é figura ímpar –, e pelo seu importante papel diário na

vida de Portugal e dos portugueses. A vencer a TVI há 56 meses consecutivos – em setembro somou 14,7% de share, contra 14,1% do rival –, é fundamental a estação ter consciência de que, se não inovar e ousar, o sucesso poderá ir por água abaixo, muito em breve.

você vai gostar de...

Mais notícias de No Meu Sofá

Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
Agora, a sério

Agora, a sério

Contratar duas dúzias de tratores de rasto é mais barato do que contratar esquadrões de aviação.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável