
1. Quinta, sexta e sábado foram dias difíceis para a SIC. Duas vitórias para a TVI e um empate. Sinais de fragilidade do líder. Parece confirmar-se o que, repetidamente, tenho aqui escrito, isto é, que, sem a Informação, a estratégia de Daniel Oliveira revela-se frágil. O diretor de Programas está totalmente refém das performances dos jornais da estação. A perder em ‘Casa Feliz’ de manhã, em ‘Júlia’, à tarde, e na ficção, à noite, basta um abanãozinho nos noticiários, a cargo de Ricardo Costa, e as audiências da estação de Paço de Arcos vão por aí abaixo.
Esta guerra pela liderança de audiências está longe do fim. A SIC voltou a vencer em julho (por seis décimas), e está de parabéns pelos 54 meses consecutivos como a estação mais vista em Portugal, mas Daniel Oliveira, pela sua inteligência, sagacidade e experiência, sabe que a diferença para a TVI é curta e que, de um dia para o outro, tudo pode mudar. Afinal, José Eduardo Moniz é muito paciente, Nuno Santos continua a mexer na Informação, o calcanhar de Aquiles da grelha, e Cristina Ferreira, quando puser os pés na terra – não, não me refiro só às constantes férias –, será um reforço de peso.
Chegou agosto, segue-se setembro, mês forte para as estações implementarem as suas novas estratégias, e as apostas que aí vêm, por exemplo, para os domingos à noite, em 'Paraíso', na SIC, com Cláudia Vieira, e ‘Big Brother’, sob o comando de Cristina Ferreira, na TVI, prometem animar ainda mais as audiências. Insisto: Daniel Oliveira não tem razões para dormir descansado. As aparências frequentemente iludem.
2. ‘Casamento Marcado’, da TVI, chegou finalmente ao fim. O reality show de Maria Cerqueira Gomes, percebeu-se logo após o primeiro episódio, não tinha argumentos para fazer frente ao principal rival e vingar na televisão portuguesa. A final foi vista por 629 mil espectadores, que lhe valeram um 7.º lugar na tabela dos mais vistos do dia. Não deixa recordações, seguindo a mesma linha de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’, da SIC.