'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Luísa Jeremias
Luísa Jeremias No meu Sofá

Notícia

Como os mestres se adaptaram (muito bem) à nova realidade

Nestes tempos insólitos, inimagináveis, estar no sofá a ver produtos de primeiro nível nos diferentes canais e plataformas de streaming exige-se. É disso que vamos falar hoje.
22 de março de 2020 às 21:04
fátima lopes, José Alberto Carvalho
fátima lopes, José Alberto Carvalho

A SIC estreou uma novela que é um exemplo de como é possível fazer bem, com uma linguagem moderna e que vai ao encontro dos gostos mais tradicionais do público.

'Amor de Mãe', da TV Globo, é um primor... de tudo: realização, fotografia (luz), diálogos, forma de filmar, banda sonora e, claro, interpretações. Parece cinema, mas não é. Podia ser uma série, mas não é. É novela. E excelente.

Tudo se resume ao seguinte: aqui é contada a história de três mulheres que se cruzam na vida. Mas essa história é contada de forma maravilhosa: com realismo, com movimento constante, com silêncios (que por vezes são mais importantes do que muitos diálogos e com muita, muita emoção). Mas emoção que parece real e não ficcionada. 'Amor de Mãe' é a vida como ela é. Não é um estúdio no qual os atores debitam texto. É entrar na vida das pessoas, partilhar o que elas sentem, como se fosse a nossa própria história. E por isso é obrigatório ser vista.

Vénia à TV Globo que não teve medo de apostar numa nova linguagem em televisão e que soube dar um passo em frente, certeiro, vanguardista e, porém, que suscita identificação com o espectador. Parabéns à SIC que, depois de uma novela popular, não teve medo de assumir este produto... mesmo a desoras.

Enquanto isso se passa na ficção, a TVI renasce das cinzas na informação. Ou melhor, no 'infotainment' (informação com 'entertainment'). O que aconteceu ao longo do dia de segunda-feira, primeiro dia "a sério" de quarentena em Portugal, com os profissionais de informação a trabalharem de mãos dadas com os de entretenimento e a pôr em antena a informação atualizada a cada minuto, foi notável.

Uma adaptação imediata à nova realidade que pode não ter trazido resultados imediatos nas audiências... mas lá chegaremos se o caminho for trilhado desta forma objetiva e eficaz.

E nesse campo, vénia à CMTV, na linha da frente da informação ao minuto sobre a Covid-19, aí sim, com os resultados já bem visíveis.

Agora é esperar... no sofá de casa.

você vai gostar de...

Mais notícias de No meu Sofá

A vida é nada

A vida é nada

A morte trágica de Diogo Jota e André Silva fazem-nos pensar como tudo é ténue e no que andamos aqui a fazer.
Momentos decisivos

Momentos decisivos

SIC e TVI puseram os trunfos na mesa – no caso, as finais de 'Casados à Primeira Vista' e de 'Big Brother' – e jogaram a parada alta. Tudo ou nada, uma jogada arriscada para ambos os lados.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável