'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

As promessas de Daniel Oliveira que deram para o torto

O diretor de Programas prometeu uma ficção “atrativa” para os espectadores, mas a verdade é que ‘Sangue Oculto’, ‘Por Ti’ e ‘Lua de Mel’ têm menos audiências na SIC do que as novelas da TVI.
02 de dezembro de 2022 às 19:24
Lourenço Ortigão, Daniel Oliveira
Lourenço Ortigão, Daniel Oliveira

1. A ficção nacional da SIC vive dias negros. Veja bem, caro leitor: ‘Sangue Oculto’, a primeira novela do horário nobre, perde sempre para ‘Festa É Festa’ – na última semana, com uma diferença entre os 150 e os 200 mil espectadores. A segunda, ‘Por Ti’, raramente faz cócegas à rival, Quero É Viver. Já ‘Lua de Mel’, essa história que decidiu juntar outras antigas da estação, recuperando famosas personagens, relegada, na reta final, para depois da meia-noite, sem honra nem glória – a consagrada Luísa Cruz não merecia tamanha falta de consideração.

Se ‘Sangue Oculto’ é uma novela interessante, com boas prestações – Sara Matos, Adriano Luz, Sofia Alves, Virgílio Castelo, Manuela Couto, Carla Andrino, Luís Alberto ou Lia Gama –, a verdade é que as audiências não correspondem às expectativas do diretor de Programas da SIC. "Tem um ritmo muito forte, e vai cativar os espectadores", anunciava, confiante, antes da estreia, em 6 de outubro. Também a propósito do arranque de ‘Por Ti’, em 7 de março, Daniel Oliveira assumia, orgulhoso, ao lado do troféu Lourenço Ortigão, que acabara de roubar à TVI: "Queremos é contar histórias que sejam suficientemente atrativas para os espectadores." Sobre ‘Lua de Mel’, cujo primeiro episódio foi para o ar em 6 de junho, garantia que ia "surpreender as pessoas todas as noites, com uma história leve e divertida".

O balanço é, por isso, péssimo, e, por mais piruetas que o diretor faça, não há volta a dar: atualmente, os portugueses estão mais identificados com as tramas da TVI. E como será com a próxima,Caminhos Cruzados’, protagonizada por Bárbara Branco, com estreia marcada para breve?

2. Dino D’Santiago merece uma salva de palmas, por várias razões: primeiro, pela música de qualidade que faz; segundo, pelo excelente desempenho como mentor no ‘The Voice’, onde ajuda concorrentes a alcançarem os seus sonhos; depois, pelo trabalho de solidariedade que iniciou na sua antiga escola, em Quarteira; e, por fim, pela denúncia de casos de racismo e xenofobia em Portugal, o último dos quais envolvendo-o a ele próprio, no Rossio, com um taxista que se recusou a transportá-lo para a Amadora. Aos 40 anos, é um exemplo para todos. Parabéns!

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável