'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Obrigado pela ‘Festa’, pá!

Ao contrário de que apregoam alguns intelectuais da nossa praça, sempre prontos para achincalhar o que cheira a povo, o trabalho destes homens e mulheres que constroem a novela da TVI é notável.
08 de abril de 2023 às 00:00
Festa é Festa, Ana Guiomar, Pedro Teixeira
Festa é Festa, Ana Guiomar, Pedro Teixeira

A TVI encomendou mais uma temporada de ‘Festa É Festa’, que será a oitava e cujas gravações arrancam em setembro/outubro, com algumas caras novas. É uma decisão que faz todo o sentido, mesmo que aqui e ali haja uma certa saturação. Afinal, a novela, uma ideia feliz de Cristina Ferreira concretizada pela pena de Roberto Pereira, estreou há quase dois anos – 26 de abril de 2021 – e, desde então, tem sido líder de audiências, com justiça e resistindo às várias respostas da SIC – hoje, agarra perto de 1 milhão de espectadores. Ao contrário do que apregoam alguns intelectuais da nossa praça, sempre prontos para achincalhar o que cheira a povo, o trabalho destes homens e mulheres que constroem a trama é notável.

‘Festa É Festa’ retrata muito a realidade portuguesa – mesmo passando-se numa aldeia saloia, mas que já passou por Funchal, Porto, Paris, Portimão, Açores e serra da Estrela, por exemplo –, e as suas personagens dizem-nos qualquer coisa, se estivermos atentos às notícias, nos jornais e nas televisões – quem não conhece um Bino ou um Tomé? O autor toca na ferida do quotidiano, com inteligência, acrescentando-lhe o humor certo para prender ao pequeno ecrã o sr. José e a dona Maria ou o sr. João e a dona Antónia, que, após um dia de intenso trabalho, só querem, nem que seja por 35 minutos apenas, desfrutar, relaxar, rir-se um pouco. Já eleita a Melhor Novela nos Venice TV Awards, um certame anual de prestígio em Itália, em competição direta com histórias de outros países, é justo arrumar, de vez, os preconceitos que existem com o que é popular e aplaudir, de pé, o mérito de todos, aqui, neste projeto de ficção.

Obrigado, Maria do Céu Guerra, Vítor Norte, Ana Guiomar, Pedro Alves, Maria Rueff, Joaquim Nicolau, Catarina Avelar, Manuel Marques, Ana Brito e Cunha, Pedro Teixeira ou Sílvia Rizzo. Obrigado, Roberto e Cristina. E obrigado às dezenas e dezenas de profissionais anónimos da produtora Plural, desde o guarda-roupa à cenografia, passando pelas equipas da limpeza e da restauração, pelo trabalho realizado.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável