
1. Enorme estratego, Daniel Oliveira tomou a decisão certa quanto a ‘Casados no Paraíso’: aposta forte da SIC na rentrée, para os domingos à noite, o ‘reality show’ de Cláudia Vieira fez péssimos resultados, frente aos rivais da TVI, e o diretor de Programas não arriscou mais. A solução? Com a estreia de ‘Hell’s Kitchen’, colocou-o no ar durante a semana, de segunda a sexta-feira, entre as 19:00 e as 20:00, e a verdade é que, agora, as "aventuras" entre casais nas Filipinas têm superado os diários do ‘Big Brother’, ficando só atrás do campeão ‘O Preço Certo’. Para um formato tão mau, em todos os aspetos, Daniel conseguiu dar a volta aqui. Resolvido este problema, tem outro em mãos, bem mais grave: a novela ‘Papel Principal’.
Daniel tinha também aqui muitas expectativas, agora noutra área, a da ficção, chegando a comparar ‘Papel Principal’ à melhor novela da Globo nas últimas décadas, ‘Avenida Brasil’, e a montanha, de facto, pariu outro rato. A trama, que até tem um bom elenco – não, não estou a falar do apagadíssimo Ângelo Rodrigues –, é confusa, chata, sem rasgo… e as audiências estão aí para o provar: mesmo com a habilidade de "Especial", anunciado com pompa e circunstância no ecrã, faz uma média de 500/600 mil espectadores, contra a oitava temporada(!) de ‘Festa É Festa’, na TVI. Bem pode o diretor mexer na história, mandar episódios para trás, pedir para regravar cenas, dar destaque a uns atores e a tirar a outros, que o funeral está feito.
2. Com a guerra na Ucrânia em segundo plano, com a tragédia em Israel e na Faixa de Gaza, a TVI, que revolucionou toda a sua informação, continua a não ousar. No ‘Jornal das 8’, insiste em ter o major-general Isidro de Morais Pereira a solo… quando o podia juntar com o seu camarada de armas Agostinho Costa. Duas visões opostas do conflito, parece-me, serviriam melhor o espectador em casa – e a pluralidade. Bem, mas, para isso acontecer – provocar um debate aceso entre comentadores, em direto –, José Alberto Carvalho e Sandra Felgueiras não estariam à altura... Que saudades de Sara Pinto, agora no ‘TVI Jornal’.