
1. Qual o valor real de Cristina Ferreira, hoje? Será que a chama da miúda que conquistou as manhãs da TVI, ao lado de Manuel Luís Goucha, há 20 anos, ainda brilha? Daqui a uns dias, quando for chamada a substituir nas manhãs Maria Botelho Moniz, prestes a ser mãe de um menino, ficar-se-á a saber, de maneira mais concreta, se ainda vale o que Mário Ferreira lhe paga mensalmente: 100 mil euros. O resultado do ‘Big Brother’, no último domingo – 826 mil espectadores –, parece demonstrar que o que ainda segura as audiências do formato é… o próprio formato.
Cristina Ferreira perdeu para o ‘Hell’s Kitchen’, na SIC, do chef Ljubomir Stanisic (905 mil espectadores), que conseguiu um belo equilíbrio entre a boa-disposição e a dureza com que habitualmente mimoseia quem com ele contracena nos programas. Já nas emissões especiais que a TVI promove, uma vez por mês, de manhã e de tarde, só o período anterior ao ‘TVI Jornal’ sorri francamente à cada vez mais apresentadora e menos diretora.
Será interessante, portanto, continuarmos atentos para observar se a luz de Cristina se está a apagar, aos poucos, aos olhos dos portugueses. Vão ser meses difíceis para a estrela da estação de Queluz de Baixo. O insucesso que registou perante Ljubomir Stanisic, no regresso deste, não parece bom sinal e, ironicamente, até ajuda a disfarçar os insucessos que Daniel Oliveira vem registando, nos últimos tempos, nas audiências – a novela ‘Papel Principal’ soma números fraquíssimos para o horário nobre, e é por isso um problema grave que o diretor tem em mãos para resolver. Outubro está renhido, e ninguém se admiraria se a SIC visse interrompida a série de 56 vitórias mensais consecutivas.
2. Como se pode compreender que alguém tão competente e carismático como José Pedro Vasconcelos tenha sido colocado na prateleira da RTP? O ator e apresentador é das mais versáteis e competentes figuras da TV, e muito cego é, na estação pública, quem não consegue descortinar isso, desperdiçando talento e desbaratando dinheiro que sai do bolso de todos nós.