
1. Escrevi há duas semanas que ‘Casamento Marcado’, grande aposta do entretenimento da TVI estreada em 3 de junho, era péssimo, tanto em conteúdo como em audiências. Pois bem, no domingo, um mês depois, portanto, de Maria Cerqueira Gomes ter apresentado um conjunto de concorrentes maduros que desejam subir ao altar, após uma vida falhada no amor, o reality show, já empurrado para um horário tardio (22:30), prendeu só 623 mil espectadores, o seu pior resultado, o que lhe valeu um horrível 11.º lugar na tabela dos mais vistos do dia. Ora, aqui está outro problema para José Eduardo Moniz – ou Cristina Ferreira, não sei – resolver.
2. Se a TVI (também) tem dores de cabeça ao domingo, o dia tradicionalmente mais importante da televisão, a RTP1 pode sorrir. Estreou ‘The Voice Gerações’, com Catarina Furtado e Vasco Palmeirim perfeitos, e conquistou um excelente 5.º lugar, com 681 mil espectadores (mais do que na final do ‘The Voice Kids’, na semana anterior), deixando a ideia de que, nos próximos episódios, poderá mesmo vir a ficar à frente dos rivais, ‘Salve-Se Quem Puder’ (SIC) e ‘Vai ou Racha’ (TVI). Mantenha-se a qualidade dos artistas e da produção, apoiada nas prestações dos jurados Anselmo Ralph, Mickael Carreira, Sara Correia e Simone de Oliveira, que o ‘Telejornal’ se aproxime dos outros noticiários, e tudo será possível.
3. Sou dador de sangue e, na quinta-feira ao final da tarde, voltei ao Instituto Português do Sangue, a pensar nos outros, em quem mais precisa. Senti-me feliz, de coração cheio. E não custa mesmo nada, caro leitor. Após ouvir a médica e a enfermeira dizerem-me "o senhor é o 139.º hoje, em Lisboa", perguntei se era bom. Responderam-me que o País precisa de "mil dadores diários"… Sem conhecer os números de norte a sul, não é difícil, porém, imaginar que a meta esteve (bem) longe de ser alcançada. Agora, veja bem: se for sempre assim, o défice é tremendo. "Quando há campanhas na televisão, as pessoas aderem", recordam as profissionais de saúde. Pergunto: é tão difícil sentar à mesa Governo e diretores da RTP, SIC, TVI e CMTV para ajudarem a resolver este drama?