
1. Não me lembro de um dia assim tão negro para a TVI como o do último domingo, 6: muito resumidamente, perdeu nos dois blocos de informação – os Jornais da Uma e das 8 foram menos vistos do que os da SIC –, perdeu com o 'Inspetor Max' para o 'Não Há Crise!' e, ainda em horário nobre, perdeu com 'Querido, Mudei a Casa!' para 'Espelho d’Água'. Valeu-lhe o resultado de 'Somos Portugal' à tarde – porque o de antes de almoço perdeu para 'Vida Selvagem' – para conseguir levar a melhor sobre a estação de Carnaxide, por escassos 1,5. O que se passa na estação líder?
2. Diogo Amaral vai ser dispensado da TVI, onde se estreou em 2001 para fazer 'Sonhos Traídos'. De férias há um ano (!), após o final das gravações d’'A Impostora', os responsáveis consideram que não está imbuído do espírito da estação, após recusar um papel importante na próxima novela. Concordo com a decisão: nunca, em momento algum, os interesses individuais devem estar acima dos colectivos, mesmo que estejamos a falar de um grande actor. O que não é manifestamente o caso aqui,como bem sabemos.
3. Na quinta-feira, Rita Ferro Rodrigues fez o pleno nos sites. Não, não foi por ter ganho a Fátima Lopes, foi porque apenas cortou o cabelo, apresentando-se com um look mais jovial, a seguir às férias de Verão. Lembrei-me nesse instante do seguinte: 'Juntos à Tarde' estreou na SIC há cinco meses e, tal como eu previa, não consegue fazer cócegas ao 'A Tarde É Sua', da TVI. Mudam os directores, mudam os apresentadores – se queriam alguém cúmplice de João Baião, após os fiascos Luciana Abreu e Andreia Rodrigues, tinham ido buscar Tânia Ribas de Oliveira à RTP –, mudam os cenários, mudam as produtoras, mudam os conteúdos, mas os resultados mantêm-se: maus.
E, sim, podem continuar a insistir na ideia de que demora tempo um formato de 'day time' a consolidar-se. Afinal, sempre se vai empurrando um problema com a barriga e se vai atirando areia para os olhos dos accionistas, que tardam em ver a cor do dinheiro neste horário – e não só.
* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.