
Algo não vai bem no reino da TVI, televisão líder em Portugal há 12 anos consecutivos. Ora veja: uma discussão de Zélia e Enzo em 'Love on Top', o pior reality show jamais visto no nosso país, mas tão adorado pelo seu director-geral, Bruno Santos, acabou numa verdadeira cena de pancadaria entre vários concorrentes.
Foi tudo tão abaixo de cão, que, em Queluz de Baixo, se decidiu interromper a transmissão em directo e emitir um comunicado: "Não vamos compactuar nem permitir comportamentos abusivos, faltas de respeito, agressões, sejam elas físicas ou verbais, ou discriminações, tenham elas o teor que tiverem […]. Acima de tudo, somos um canal familiar, prezamos os nossos valores, os das famílias portuguesas, e não vamos ousar nunca dar maus exemplos nem deseducar. Os nossos conteúdos têm de ser pautados pelos valores que a TVI sempre defendeu e sempre defenderá", leu Isabel Silva, a apresentadora, quando faltam poucos dias para a final, marcada para 7 de Julho.
A ver se percebo: primeiro, a TVI dá "gasolina" e "fósforos" a uma cambada de garotos, fechados numa casa, para brincarem ao sexo e à violência, e, depois, vem chorar lágrimas de crocodilo, lamentando tudo isto?
E, pior ainda, a estação de Queluz de Baixo, cada vez mais perto de ser comprada pela Altice, promete avançar, entretanto, com uma nova edição?
Mas há mais dores de cabeça para a TVI: uma participação do Sporting à ERC e processos-crime contra o jornalista que fez a peça sobre suspeitas de irregularidades na transferência de jogadores do clube de Alvalade, o director de Informação, a estação e a sua entidade detentora; a abertura de um processo de averiguação do regulador dos media à reportagem de Judite Sousa, em Pedrógão Grande; a abertura de outro processo da ERC, que alega ter apanhado o canal a emitir mais minutos de publicidade do que o permitido por lei, o que lhe pode valer uma multa até 150 mil euros; e, por fim, uma jornalista, no programa 2.ª Hora, confundir um anúncio à série 'A Guerra dos Tronos' com uma notícia sobre o real estado do tempo em Portugal.
Que bruxedo é este na TVI, Rosa Cullell?
* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.