'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Morangos, finalmente

No meio de tanto segredo à volta das estreias da TVI, que tantas vezes desrespeita o espectador, o regresso da novela juvenil é uma boa notícia. Que em Queluz de Baixo se comece a olhar para a nova estratégia da SIC.
06 de outubro de 2018 às 07:00
Pedro Teixeira, Cláudia Vieira, Morangos com Açúcar, TVI
Pedro Teixeira, Cláudia Vieira, Morangos com Açúcar, TVI

1. "O regresso dos ‘Morangos com Açúcar’ seria excelente para a TVI, por vários motivos: primeiro, porque continua a ser um fenómeno de popularidade, nas redes sociais e no pequeno ecrã; segundo, porque mostrou ser, durante quase uma década, um verdadeiro viveiro de actores, essencial para uma estação que vive, e muito, da ficção nacional; terceiro, porque é um negócio rentável no merchandising; quarto, porque conquistar um público jovem é essencial, principalmente agora, quando o cabo ganha terreno aos generalistas, dia após dia. Tem a palavra José Eduardo Moniz… ou Rosa Cullel, a espanhola que manda em tudo o que mexe na Media Capital."

Escrevi isto em 12 de Dezembro de 2016. Na segunda-feira, 1, em Lisboa, os responsáveis anunciaram que esta novela juvenil estava de volta, em 2019. É verdade que as circunstâncias mudaram, que a TVI recuperou o horário de acesso ao Jornal das 8, com o concurso ‘Apanha se Puderes’, de Cristina Ferreira, derrotando finalmente ‘O Preço Certo’, de Fernando Mendes, até o mundo mudou nestes dois anos, mas continuo a acreditar que o regresso dos ‘Morangos com Açúcar’ é uma excelente aposta da estação.

2. A nova novela da TVI, ‘Valor da Vida’, estreou a ganhar no domingo, dia 30 de Setembro, batendo a concorrência directa – ‘The Voice’, da RTP1, e ‘Terra Nossa’, da SIC –, com 1 milhão e 114 mil espectadores. Mas, olhando para as audiências de ‘Pesadelo na Cozinha’, na semana passada, a estação perdeu quase 200 mil espectadores. Um rombo, portanto, que poderia ter sido evitado, se o episódio do formato do chef Ljubomir Stanisic não tivesse ficado na gaveta e, se calhar, se a trama protagonizada por Rúben Gomes e Ana Sofia tivesse sido mais bem divulgada, dias antes, nos meios de comunicação social.

É um facto que o segredo é a alma do negócio, ainda por cima numa fase em que a SIC começa a dar sinais de vitalidade, mas para quem não perceber, na TVI, que o respeito pelos portugueses deve estar acima de tudo, o caminho do sucesso torna-se difícil. Outro (mau) exemplo de uma estratégia duvidosa? A estreia de Miguel Sousa Tavares a comentar em Queluz de Baixo, na segunda-feira, 1, sem ninguém saber. A (nova) SIC já o percebeu e anunciou atempadamente Manuela Moura Guedes no ‘Jornal da Noite’ de segunda-feira, 8. Sem medo. Gosto.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável