
1. Não me lembro de, nos últimos anos, a TVI ter tido um resultado tão fraco num domingo à noite. No último, dia 19, ‘A Tua Cara não Me É Estranha’ prendeu 798 700 espectadores. É verdade que estamos numa época em que o consumo televisivo desce exponencialmente, e por isso o investimento dos responsáveis no Verão é nulo, mas a culpa não é só das temperaturas elevadas que se fazem sentir no País. É de, neste caso concreto, a estação líder –repito, a estação líder – estar a dar coisas velhas aos portugueses, mesmo que essas tenham Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha e Toy como estrelas de serviço. Eu, quando me sinto enganado com o que estou a ver na televisão, vou para a "minha" Netflix… onde sigo a série ‘Sobrevivente Designado’.
Se este resultado não se pode considerar humilhante, não deixa de ser muito preocupante para as hostes da estação de Queluz de Baixo, que vive de audiências e das suas receitas publicitárias.
2. Alguém na TVI, seja Rosa Cullel ou Sérgio Figueiredo, tem de pôr fim a isto. No domingo, 19, Pedro Guerra lançou a suspeição de que o FC Porto mudou a nomeação do árbitro para o jogo com o Belenenses. A verdade é que Fábio Veríssimo não apitou no Jamor por lhe ter morrido um familiar. Este comentador do Benfica, investigado pela PJ por indícios de corrupção desportiva, faz muito bem o seu trabalho em defesa do clube da Luz e no ataque aos principais rivais, com a sua famosa estratégia. Já a estação de Queluz de Baixo, em nome da credibilidade, faz mal, ao continuar a dar-lhe abrigo. Não pode valer tudo para se alcançar um fim.
3. Nos últimos dias, a propósito das eleições e das polémicas diárias no Sporting, Pedro Pinto iniciou, na TVI24, um ciclo de entrevistas a candidatos e personalidades ligadas ao clube de Alvalade. Na conversa com Jaime Marta Soares, presidente da Mesa da Assembleia Geral, o jornalista foi apanhado pelo realizador com o indicador da mão direita na boca… a mandar calar os que estavam no estúdio atrás das câmaras. Uma balbúrdia, portanto?
4. Mas o pior na TVI aconteceu mesmo na quarta-feira, 22, com o anúncio oficial da saída de Cristina Ferreira para a SIC. Que rombo no porta-aviões!