'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

A galinha dos ovos de ouro

A TVI vai chorar muito por não ter conseguido segurar Cristina Ferreira, que irá dar fortunas a ganhar a Balsemão, mais cedo ou mais tarde. Mas o patrão da SIC tem de arrumar a casa, primeiro, porque em Carnaxide há lá muita ignorância
01 de setembro de 2018 às 15:29
aniversário cristina ferreira
aniversário cristina ferreira Foto: DR

A TVI assumiu em comunicado que (também) não quis renovar o contrato de Cristina Ferreira, que expirava em 30 de Novembro de 2018. Não é bem esta a verdade dos factos, pois a apresentadora recusou qualquer tipo de negociação quando anunciou em Queluz de Baixo que a sua saída para a SIC era irreversível, mas está escrito, e esse anúncio é que passa a prevalecer oficialmente – para os portugueses e accionistas. Para mim, há poucas dúvidas sobre o negócio, ao qual chamo transferência da década na TV portuguesa: em breve, a administradora espanhola da Media Capital, Rosa Cullell, irá chorar muito por não ter conseguido segurar a sua galinha dos ovos de ouro. 

Mais do que o dinheiro que vai ganhar (80 mil euros por mês), foram os desafios profissionais que vai ter em Carnaxide que a levaram a deixar a TVI. Mas não só. Desde o convite de Luís Marques, então director-geral da SIC, em 2013, que levou a estação líder de audiências há 13 anos a aumentar-lhe o ordenado para 40 mil e a promovê-la a directora, Cristina raramente se sentiu útil, valorizada e acarinhada pela empresa. O que é estranho. Foram cinco anos onde, os números assim o indicam, venceu tudo e todos. De manhã, no Você na TV!, ou à tarde, no Apanha se Puderes, de segunda a sexta, e em horário nobre, ao fim-de-semana, no Dança e n’A Tua Cara não Me É Estranha. 

Em Janeiro, a apresentadora estreia-se na SIC. De manhã e à tarde, por mais que a caminhada seja difícil e tumultuosa – e vai ser –, Cristina irá conquistar espectadores. Sim, muitos deles obviamente fiéis até agora à TVI, o que irá fazer equilibrar a balança das audiências das duas estações, no dia, no mês… e em 2019. E, no final do próximo ano, então, logo se verá se os 80 mil euros mensais em Carnaxide, afinal, não são coisa pouca para os milhões que vai dar a ganhar a Balsemão e companhia. 

E, por falar em Balsemão, era importante que pai ou filho, um deles, faça ver a Pedro Marques Lopes quem é Cristina Ferreira, e o que ela significa para o grupo. Porque ir para o Twitter e escrever isto – "Nunca vi um programa onde estivesse a Cristina Ferreira e só agora com este barulho todo conheço a cara dela. Mas deve ser fantástica para se achar que vai mudar o que está a acontecer na televisão" – prova que esse grande intelectual do Eixo do Mal, da SIC Notícias, nada percebe de TV. Ou de negócios. Que tristeza.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável