
A carta de uma fã sobre a humildade da actriz da SIC devia inspirar outros colegas… que fazem um frete para tirar uma ‘selfie’ com aqueles que os ajudam a ser alguém. No Algarve, houve mesmo um que disse: "Se tiver mesmo de ser…" Que vergonha!
1. Recebi um ‘e-mail’ de uma leitora, no domingo, dia 12. "Olá, envio a minha foto com a Cláudia Vieira para a rubrica Cantinho dos Fãs", começou por escrever a Madalena, de 14 anos, acrescentando, logo a seguir aos seus dados pessoais, estas linhas. "A foto foi tirada no sábado, dia 11, na Foz do Arelho. Quando pedi à Cláudia para tirar uma foto comigo, ela disse logo que sim. É muito simpática, e surpreendeu-me com a sua humildade. Adorei-a!"
Estive apenas uma vez com Cláudia Vieira, há quase 11 anos no Bairro Alto, para um trabalho na ‘TV Guia’, e também eu fiquei com essa ideia, de que é assim: afável, bem-disposta e humilde. Fico satisfeito por saber que a actriz, depois de ter crescido profissionalmente nesta selva que é a TV, mantém-se igual. Outros, infelizmente, optaram por seguir os caminhos da arrogância, da vaidade e do egocentrismo, convencidos de que o mundo gira à sua volta.
Ainda nas minhas férias, no Algarve, assisti de perto a uma situação que me envergonhou – nem vou revelar o nome do actor, porque isso seria dar-lhe a importância que não tem, de facto. Mas vou contar o episódio: após atracarmos o barco em Cacela Velha, o meu amigo viu o tal artista e foi ter com ele. "Desculpe, posso tirar uma ‘selfie’ consigo?", pediu-lhe o António, educadamente. A resposta saiu assim: "Se tiver mesmo de ser…" Está explicado por que tem dificuldade em arranjar mais trabalho e, principalmente, porque são poucos os portugueses que conhecem o seu nome.
2. Em ‘Mesa Nacional’, da TVI, Paulo Salvador anda entretido pelo País a mostrar aos espectadores lugares onde se pode comer os melhores petiscos, provar iguarias tão nossas. De tão entretido que anda – ou entusiasmado, sei lá – tornou-se o protagonista das suas próprias reportagens. É uma pena, porque a ideia até é interessante.
3. No Verão, época de menos consumo de TV, RTP, SIC e TVI aproveitam o facto de estarem financeiramente nas lonas para fazerem grelhas cheias de repetições. Temos, por exemplo, ‘Sim, Chef!’, ‘Madre Paula’, ‘Filha da Lei’ e ‘Cosido à Mão’, na estação públicas; temos ‘Mar Salgado’ e ‘Coração d’Ouro’, em Carnaxide; e temos, por fim, ‘Sedução’, ‘Espírito Indomável’, ‘Anjo Meu’ e ‘Filha do Mar’, em Queluz de Baixo. Depois admirem-se de o cabo continuar a crescer, dia após dia.