'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O Gordo vive e aperta com Cristina

Fernando Mendes tem público, tem carisma e uma genuinidade incrível. Quem se apressou neste quase último ano a fazer-lhe um funeral estava bem enganado.
17 de fevereiro de 2018 às 12:05
Fernando Mendes, Cristina Ferreira
Fernando Mendes, Cristina Ferreira Foto: Cofina Media

Ontem, ouvi uma (velha) expressão que já não ouvia há muito e que me fez sorrir, por uns escassos segundos: "Calma, é à vontade, mas não é à vontadinha." Vem isto a propósito da guerra entre Cristina Ferreira e Fernando Mendes no horário das 19:00-20:00, que começou na televisão portuguesa em 13 de Março de 2017 e que, desde a estreia, levou a grande estrela do entretenimento da TVI a vencer sempre o Gordo da RTP1, um campeão de audiências até então. Apanha se Puderes vai fazer um ano de vida, e, olhando para os números, o balanço é um: avassalador.

Desprezado por Nuno Artur Silva durante os últimos três anos, que chegou a assumir, ainda antes de entrar como administrador, que O Preço Certo não era serviço público e que não cabia assim na RTP, a verdade, porém, é que Fernando Mendes tem vindo a aproximar-se lentamente de Cristina Ferreira nas audiências – por exemplo, na terça-feira, 13, dia de Carnaval, houve um empate técnico entre os dois. Não é razão para abrir uma garrafa de champanhe, longe disso, porque Apanha se Puderes mostra uma estabilidade fortíssima, fruto de ser um concurso moderno e dinâmico, com prémios bastante apelativos, mas voltar aos 900 mil espectadores é um sinal de resistência.

Com um discurso e um comportamento sempre positivos e humildes, nunca deixando entender aos portugueses qualquer tipo de descontentamento profissional, por mais motivos que tivesse para o fazer, e tem, Fernando Mendes mantém-se vivo. Afinal, tem público, tem carisma e uma genuinidade incrível. Quem se apressou neste quase último ano a fazer-lhe um funeral estava bem enganado. Que a nova RTP saiba promover o seu concurso histórico, que tantas e tantas alegrias lhe deu, isto é, vitórias, empurrando inclusive o Telejornal para líder na informação, que a nova RTP saiba acarinhar o actor e dar-lhe condições como a TVI dá a Cristina, e esta história das audiências entre as 19:00 e as 20:00, um horário fundamental no acesso ao prime time, poderá vir a ser bem mais renhida. E assim voltamos ao início da conversa: "Calma, é à vontade, mas não é à vontadinha."

* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.

* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável