'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O perigo de estar nas mãos de Goucha

A TVI está refém do apresentador, após a saída de Cristina Ferreira para a SIC, e essa não pode ser a estratégia de uma estação. Bem pelo contrário
22 de dezembro de 2018 às 07:00
Manuel Luís Goucha
Manuel Luís Goucha

1. Após a saída de Cristina Ferreira, a TVI ficou mais do que nunca nas mãos de Manuel Luís Goucha. Veja-se bem: renovou contrato por mais quatro anos (até 2022), viu o seu salário disparar (50 mil euros mensais), arranjou trabalho para o marido como repórter, ele que é empresário, por 10 mil/mês, e faz e diz ainda o que quer. É talvez o preço de ser considerado o melhor apresentador em Portugal. Mas isso é perigoso, obviamente, tudo num momento em que a estrela das manhãs em Queluz de Baixo aceitou abrir as portas de casa aos portugueses para fazer um programa – seja ela a primeira, a segunda, a terceira ou a quarta. Aprendi que uma verdadeira equipa, aquela que se quer vencedora, com uma identidade própria, não pode depender de uma só pessoa. Seja ela quem for. Um bom exemplo está aí: o Real Madrid sem Cristiano Ronaldo...

2. A pouco mais de uma semana de fecharmos 2018, a TVI prepara-se para ser líder pelo 14.º ano consecutivo. É notável. Merece abrir a garrafa de champanhe e festejar, porque é justo, porque é a melhor, embora a qualidade da concorrência tenha sido quase inexistente na última década – é preciso recordar este pormenor. Mas, no momento das 12 badaladas, era excelente que Rosa Cullell (estará mesmo de saída de Queluz de Baixo?), José Eduardo Moniz, Bruno Santos e outros responsáveis se sentassem à mesa e definissem uma estratégia a sério para a estação… e que não andasse atrás de outras, nomeadamente a da SIC, que é essa a imagem que tem passado aos portugueses desde que Cristina Ferreira se mudou para Carnaxide.

3. As novelas portuguesas andam a ter menos audiência – nos melhores dias, prendem 1 milhão e 100 mil portugueses ao pequeno ecrã, longe do milhão e meio, números não tão longínquos como se possa imaginar. E pode ser um caso isolado, sim, mas na terça-feira, dia 18, ‘Alma e Coração’, da SIC, superou ‘Valor da Vida’, da TVI, por 86 mil espectadores. De facto, 2019 promete.

4. Estou a poupar Rita Pereira, grávida de 8 meses, que podemos ver como apresentadora de ‘Dança com as Estrelas’. Já antevia esta desgraça que está a ser aos domingos à noite na TVI, mas é como digo: venha de lá o rapaz, que depois acertamos contas.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável