'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Presidente (quase) na rua

Gonçalo Reis diz hoje uma coisa aos precários da RTP… e no dia seguinte faz outra. As contratações de Cândida Pinto e de Helena Garrido para a direcção de Informação incendiaram a empresa. O Governo vai ter de intervir.
17 de novembro de 2018 às 07:00

Comecemos pelo princípio, para a história ser bem contada: numa reunião recente com os precários da RTP, o presidente do conselho de administração disse-lhes que "o grupo tem grandes restrições para contratar", tentando justificar deste modo o facto de continuar  a não reconhecer centenas de trabalhadores a recibos verdes, mesmo que haja uma decisão judicial para integrar uma parte significativa nos quadros – já para não falar nos 10 anos sem qualquer actualização salarial na empresa.

E o que fez Gonçalo Reis, dias depois do encontro com os precários? Deu luz verde a Maria Flor Pedroso para ir buscar duas jornalistas consagradas, Cândida Pinto e Helena Garrido, para a direcção de Informação, tendo para isso de pedir excepções ministeriais a Mário Centeno para garantir estes reforços – em dois anos, recordo, são seis contratações ao exterior, contando com António José Teixeira, Ana Lourenço, Joana Garcia e André Macedo.

Obviamente Maria Flor Pedroso tem toda a legitimidade para querer formar a sua equipa da direcção de Informação. Obviamente não está em causa o valor das jornalistas – os currículos de Cândida Pinto e de Helena Garrido falam por si.

Mas, obviamente, ficámos a saber que o presidente do conselho de administração da RTP diz hoje uma coisa e faz outra (bem diferente) no dia seguinte. E por isso, obviamente também, após este episódio que se junta a tantos outros desde que assumiu responsabilidades na estação pública, Gonçalo Reis parece ter perdido todo e qualquer respeito por aqueles que trabalham, dia após dia, na Av. Marechal Gomes da Costa – e em todas as delegações do País e das ilhas. O título do violento comunicado da Comissão de Trabalhadores é, aliás, bem explícito: "Uma pouca-vergonha!"

Segue-se um plenário na próxima semana, marcado pela Comissão de Trabalhadores, cuja adesão deverá ser histórica e na qual em cima da mesa vai estar um único tema na ordem de trabalhos: greve. Com a revolta e a indignação instaladas na empresa com mais este acto de gestão de Gonçalo Reis, teme-se o pior, quando muitos pedem já, inclusive, a cabeça do senhor administrador da "nossa" RTP. Tem a palavra o Governo.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável