'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

José Eduardo Moniz é o grande chefe

Bruno Santos é o director-geral da TVI. E Moniz “apenas” consultor da estação. Mas que manda em Queluz de Baixo… manda. As palavras de Goucha estão aí para o provar
15 de dezembro de 2018 às 08:00
josé eduardo moniz, TVI
josé eduardo moniz, TVI

Na entrevista a Fátima Lopes – que pode ler na TV Guia desta semana –, pergunto-lhe quem é, afinal, o seu director na TVI: Bruno Santos, ou José Eduardo Moniz? Responde-me que é Bruno Santos. Que é com ele que trata tudo. Não duvido. De facto, Bruno é o director-geral da estação e Moniz é consultor para a Ficção e Entretenimento. Mas a importância deste em Queluz de Baixo é maior do que o nome que lhe deram na estrutura. Isto é, no papel Moniz é uma coisa, mas na prática é outra, como provam os últimos dias. Ora veja, com estes cinco exemplos. Primeiro exemplo: uma delegação da TVI desloca-se a Nova Iorque, no final de Novembro, onde decorre a 46.ª edição dos Emmy. Quem traz de lá o prémio de Melhor Telenovela para Ouro Verde? Helena Forjaz, Maria João Costa, Hugo Sousa, Joana de Verona e… José Eduardo Moniz.

Segundo exemplo: como avançou o Correio da Manã, Goucha e o marido vão abrir as portas do seu monte, em Monforte, para fazer durante dez dias o programa das manhãs da TVI, já a partir de segunda-feira, 17. "Estava aqui de férias, quando ele [José Eduardo Moniz] me ligou a perguntar: "‘Ó Manuel Luís, o que é que acha de fazermos o programa na sua casa?’"

Terceiro exemplo: "Esta ideia não é da Cristina Ferreira, mas do José Eduardo Moniz", explica Goucha, confrontado com o facto de estar a copiar o programa da antiga companheira das manhãs, previsto para estrear em 7 de Janeiro, na SIC.

O quarto exemplo tem que ver com o marido de Goucha ir ser repórter na TVI. "Além da Rosa [Cullell, administradora-delegada da Media Capital], o José Eduardo Moniz também disse que o Rui era uma peça importante para o programa." Último exemplo. A propósito da escolha da sucessora de Cristina Ferreira para o Você na TV!, Goucha diz o seguinte: "A Tânia Ribas de Oliveira foi uma forte possibilidade… O Rui – o marido – sugeriu a Vanda Miranda. Foi então que me lembrei da Maria Botelho Moniz… Entretanto, o Zé Eduardo [Moniz] lembrou-se da Maria Cerqueira Gomes, e concordei."

Termino com a entrevista de José Eduardo Moniz à revista Sábado, da última semana. À pergunta se "gostaria de recuperar o cargo de director-geral da TVI", o consultor responde desta maneira: "Já dei para isso." Talvez tenha dado, sim...

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável