'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O que falta à TVI

Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz são inferiores a Diana Chaves e João Baião, nas manhãs? Manuel Luís Goucha é pior do que Júlia Pinheiro, à tarde? Cristina Ferreira é assim tão má, no acesso ao prime time, que não ganha sequer um dia aos rivais, como Fernando Mendes? E a estratégia passar a mais “nós” e menos “eu”?
10 de junho de 2021 às 10:00
Cláudio ramos, Maria Botelho Moniz
Cláudio ramos, Maria Botelho Moniz Foto: D.R.

1. Fechadas as contas de maio, de acordo com os dados oficiais da CAEM/GfK, a SIC continua a ter motivos para sorrir: acabou o mês com 20,2% de share, aumentando a distância para a TVI – a diferença é de 3 pontos percentuais. Embora não deva dormir à sombra do sucesso, até porque basta um descuido na estratégia para o trabalho ir, num ápice, por água abaixo, a verdade é que são 28 meses consecutivos na liderança das audiências. Agora, a pergunta que se impõe: onde anda a estação de Queluz de Baixo, com tanta gente competente e sábia, que não consegue encostar à parede a rival de Paço de Arcos?

Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz são inferiores a Diana Chaves e João Baião, nas manhãs? Manuel Luís Goucha é pior do que Júlia Pinheiro, à tarde? Cristina Ferreira é assim tão má, no acesso ao prime time, que não ganha sequer um dia aos rivais, como Fernando Mendes? Há alguém melhor do que o diretor-geral, Nuno Santos, na SIC? O que falta à ficção, com a consultadoria de José Eduardo Moniz e alguns dos grandes atores do seu lado – Maria do Céu Guerra, Diogo Infante e Fernanda Serrano, entre outros –, para ser "a" referência? Qual a razão de José Alberto Carvalho ou Pedro Mourinho, os principais rostos da redação, não baterem Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho na informação do horário nobre? 

Era bom que a TVI, em vez de enviar whatsapps à imprensa, a dar conta de que a hashtag #alltogethernow num domingo à noite estava nos trends, se sentasse à mesa e tentasse responder a estas perguntas. Após tanta discussão – olhos nos olhos –, a estratégia seria outra. Isto é, melhor. Com mais "nós"… e com menos "eu".

2. Num período em que se agravou a crise na imprensa nacional, devido à pandemia, a ‘TV Guia’ não cai nos últimos números da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação, relativos aos primeiros três meses de 2021. Pelo contrário: cresce 11,8%. Cresce, sublinho, e a liderança está agora a uns escassos 7 mil exemplares. O segredo é só um: trabalhar, sempre, para os leitores. Muito obrigado pela preferência, aos de sempre, aos que chegaram. E aos meus camaradas de redação, obviamente, incansáveis nesta luta!

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável