'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Cristina Ferreira ameaça Daniel Oliveira

Afinal, a ficção da TVI nunca morreu. Só precisava de uma aragem fresca, como é o caso de ‘Festa É Festa’. A da SIC, aparentemente, é que não mudou padrões e estacionou no tempo.
07 de maio de 2021 às 23:59
Cristina Ferreira, Daniel Oliveira
Cristina Ferreira, Daniel Oliveira

1. O jogo pode ter virado. Como aconteceu no passado, um produto é o suficiente para mudar a rota das audiências. Para já, ‘Festa É Festa’, com a sua ligeireza e simplicidade, ocupou um lugar na mesa do jantar dos portugueses. O espectador é um ser infiel, um cônjuge insatisfeito que, mesmo quando não trai, se deixa atrair. No cinzentismo que tem sido a televisão aberta, o regresso de uma espécie de revista à portuguesa travestida de novela bem-humorada está a ter impactos fortes.

‘Festa É Festa’ está cheia de lugares-comuns? Verdade. Mas também, noutros tempos, ‘Os Malucos do Riso’, ‘Os Batanetes’ e ‘As Lições do Tonecas’. A roda está inventada e mostra que o excesso de confiança pode revelar-se fatal. Cristina Ferreira já provou o veneno. Daniel Oliveira está a sentir agora a inoculação – e vai sofrer, que a ameaça é séria. A nova novela da TVI parece estar a impor-se e está a puxar pelas outras, ‘Bem Me Quer’ e ‘Amar Demais’. Afinal, a ficção da TVI nunca morreu. Só precisava de uma aragem fresca. A da SIC, aparentemente, é que não mudou padrões e estacionou no tempo. Os dados estão lançados. Por enquanto – cinco vitórias em seis dias, frente a ‘Amor Amor’ –, há motivos para acreditar. Veremos, com o regresso da publicidade entre o ‘Jornal das 8’ e a história que nos trouxe de volta a genial Maria do Céu Guerra, se os números se mantêm. 

2. A propósito da oferta das TV generalistas ser de uma monotonia desesperante, é hora de falar de ‘Hell’s Kitchen’, da SIC. Ou de Ljubomir Stanisic. O programa cansa. Parece velho. É o ‘MasterChef’ com um chef mal-educado. Nada de novo surge. O espectador está ávido de coisas diferentes. Não admira que vá ficando para trás... E, portanto, é só ridículo o comunicado da TVI, na segunda-feira, dia 3, a dar conta de uma "vitória estrondosa" de ‘All Together Now’, de Cristina Ferreira, quando a estação perdeu no domingo para a rival de Paço de Arcos por cinco pontos de diferença. Dou um exemplo, a pensar no futebol: alguém da massa associativa e adepta do Benfica entenderia que, depois de ver o seu clube perder um jogo com o FC Porto por 7-2, viesse a direção vangloriar-se dos dois golos de Seferovic? Enfim.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável