
1. O jogo pode ter virado. Como aconteceu no passado, um produto é o suficiente para mudar a rota das audiências. Para já, ‘Festa É Festa’, com a sua ligeireza e simplicidade, ocupou um lugar na mesa do jantar dos portugueses. O espectador é um ser infiel, um cônjuge insatisfeito que, mesmo quando não trai, se deixa atrair. No cinzentismo que tem sido a televisão aberta, o regresso de uma espécie de revista à portuguesa travestida de novela bem-humorada está a ter impactos fortes.
‘Festa É Festa’ está cheia de lugares-comuns? Verdade. Mas também, noutros tempos, ‘Os Malucos do Riso’, ‘Os Batanetes’ e ‘As Lições do Tonecas’. A roda está inventada e mostra que o excesso de confiança pode revelar-se fatal. Cristina Ferreira já provou o veneno. Daniel Oliveira está a sentir agora a inoculação – e vai sofrer, que a ameaça é séria. A nova novela da TVI parece estar a impor-se e está a puxar pelas outras, ‘Bem Me Quer’ e ‘Amar Demais’. Afinal, a ficção da TVI nunca morreu. Só precisava de uma aragem fresca. A da SIC, aparentemente, é que não mudou padrões e estacionou no tempo. Os dados estão lançados. Por enquanto – cinco vitórias em seis dias, frente a ‘Amor Amor’ –, há motivos para acreditar. Veremos, com o regresso da publicidade entre o ‘Jornal das 8’ e a história que nos trouxe de volta a genial Maria do Céu Guerra, se os números se mantêm.
2. A propósito da oferta das TV generalistas ser de uma monotonia desesperante, é hora de falar de ‘Hell’s Kitchen’, da SIC. Ou de Ljubomir Stanisic. O programa cansa. Parece velho. É o ‘MasterChef’ com um chef mal-educado. Nada de novo surge. O espectador está ávido de coisas diferentes. Não admira que vá ficando para trás... E, portanto, é só ridículo o comunicado da TVI, na segunda-feira, dia 3, a dar conta de uma "vitória estrondosa" de ‘All Together Now’, de Cristina Ferreira, quando a estação perdeu no domingo para a rival de Paço de Arcos por cinco pontos de diferença. Dou um exemplo, a pensar no futebol: alguém da massa associativa e adepta do Benfica entenderia que, depois de ver o seu clube perder um jogo com o FC Porto por 7-2, viesse a direção vangloriar-se dos dois golos de Seferovic? Enfim.