'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O umbigo de Cristina Ferreira

Ao contrário de Daniel Oliveira, na SIC, a diretora da TVI parece gostar de dividir em vez unir. O seu discurso, que devia ser de líder, resume-se ao de alguém que só pensa no "eu". Perde a estação de Queluz de Baixo, claro.
10 de dezembro de 2022 às 00:00
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira

É extraordinário constatar como o tempo passa, e Cristina Ferreira continua sem saber vestir a pele de diretora de Entretenimento e Ficção da TVI. Desta vez, a propósito da celebração dos 500 episódios de ‘Festa É Festa’, o equivalente a um ano e meio de exibição, escreveu, entre outras coisas: "A ‘Festa’ é a mais longa novela de sempre em Portugal. É também a de maior sucesso." A sério? E então ‘Morangos com Açúcar’, que teve nove temporadas, entre 30 de agosto de 2003 e 15 de setembro de 2012? E ‘Anjo Selvagem’, outro êxito na ficção nacional (3 de setembro de 2001 a 25 de fevereiro de 2003), com 603 episódios? Ou ‘A Única Mulher’ (15 de março de 2015 a 6 de janeiro de 2017), que terminou só ao fim de 561 episódios?

Se Cristina Ferreira tem uma apreciável memória seletiva, como bem vimos no afastamento de Teresa Guilherme do ‘Big Brother’, qual é a necessidade de tentar reescrever a história da televisão portuguesa, na hora de mais um êxito de ‘Festa É Festa’? A trama de Roberto Pereira é líder de audiências, desde o seu dia de estreia, é um facto, "pôs maridos a ver novelas, gente que já não as via", é outro facto, mas ainda não é a mais longa, a não ser que tenha, um dia, 10 anos de vida – nem "a de maior sucesso". ‘A Única Mulher’, por exemplo, tem uma média muito superior de espectadores. Qual é a pressa, pergunto? Enfim, adiante. 

Após elogiar a "grande equipa" neste projeto, talvez cega pelo seu egocentrismo e pela sua vaidade, Cristina termina a sua prosa dizendo: "Se um dia me perguntarem do que é que me orgulho muito no meu percurso profissional, a resposta é simples: a ‘Festa’. João Patrício e Roberto Pereira juntos desde o primeiro minuto. Onde só nós tínhamos a certeza." Até pode ter havido dúvidas à sua volta, mas isto não é discurso de líder. "Só nós"? Alguém está a ver Daniel Oliveira, na SIC, a comportar-se assim? Dividir em vez de unir?

Novembro chegou ao fim, e nunca a TVI esteve tão perto da SIC nos últimos 46 meses. Mas, na hora de contar espingardas no assalto final à liderança das audiências, ficámos a saber que Cristina Ferreira é bem melhor a promover a TAP, junto dos seus 1,5 milhões de seguidores, para ir a Chicago gozar mais uns dias de férias. Malditos umbigos e negócios.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável