'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Os dias negros de Manuel Luís Goucha

Entrevista polémica a um cadastrado de extrema-direita, as desculpas sem sentido do apresentador da TVI e as derrotas humilhantes frente à ex-amiga Cristina Ferreira. Pior era impossível em tão poucos dias.
12 de janeiro de 2019 às 08:00
Manuel Luís Goucha, TVI, Você na TV
Manuel Luís Goucha, TVI, Você na TV

A vida não corre nada bem a Manuel Luís Goucha na TVI, agora órfão de Cristina Ferreira, com quem brilhou no pequeno ecrã durante mais de uma década. Ainda sem a concorrência da antiga amiga nas manhãs da SIC, recebeu no ‘Você na TV!’ Mário Machado – líder da Nova Ordem Social, movimento de extrema-direita –, preso durante dez anos, por crimes como discriminação racial, coação agravada, posse ilegal de arma, ofensa à integridade física qualificada e uma tentativa de extorsão.

Após toda a polémica à volta dessa entrevista na quinta-feira, 3, Goucha viu-se obrigado a justificar-se, no dia seguinte, dizendo que não teve responsabilidades no convite – não teve. A ideia foi do "repórter" Bruno Caetano, que assumiu em direto, para todo o País ouvir, que Salazar "faz falta" nalgumas coisas. Porém, Goucha não deixou de apresentar Mário Machado como um "autor de declarações polémicas". O que é, no mínimo, lamentável, perante o cadastro de Mário Machado, autor de alguns dos mais odiosos ataques racistas em Portugal. Porém ainda, debaixo de um coro de críticas, Goucha não deixou de alertar para os "perigos do politicamente correto", ele que, recorde-se, processou um programa – ‘5 para a Meia-Noite’, em 2010 – por causa de uma tirada humorística e levou o caso até ao Tribunal dos Direitos Humanos.

Não posso, pois, ajudar a branquear a presença de Mário Machado na TVI, por mais que Goucha tivesse feito o seu trabalho. Bem pelo contrário. Sinto repulsa e revolta. Digam o que disserem, com a defesa de "uma programação diversificada" ou com "o debate entre diferentes correntes de opinião faz parte da sociedade democrática", esta entrevista foi, de facto, um triste e irresponsável serviço prestado pela estação. A rubrica ‘Diga de Sua (In)justiça’, assinada por Bruno Caetano, ter sido suspensa pela Direção de Programas, por quebra de confiança, é um sinal de arrependimento; e os vídeos já não estarem disponíveis no site é também outro sinal de arrependimento. Mas pergunto: alguém conseguirá apagar esta mancha em Queluz de Baixo?

Termino como comecei. A vida não corre nada bem a Goucha, até porque entretanto Cristina Ferreira regressou ao pequeno ecrã e já está a mostrar o que vale...

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável