Grande noite da festa do futebol reúne craques na Alfândega do Porto com a Gala da Liga Portugal Awards
O treinador e o craque do Sporting Rúben Amorim e Viktor Gyokeres tiveram lugar de destaque numa noite que celebrou o futebol, com apresentação de Cristina Ferreira e Pedro Pinto.
Rúben Amorim e Viktor Gyokeres foram os grandes destaques da entrega dos prémios Liga Portugal na gala de segunda-feira, 26, no Porto.
Rúben e Gyokeres receberam os troféus de melhor treinador da I liga de futebol e melhor jogador, respectivamente, numa noite que também prestou homenagem ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e ao ex-selecionador nacional Fernando Santos, campeão europeu em 2016.
No discurso de agradecimento, Rúben Amorim destacou o rendimento de toda equipa do Sporting. "Geralmente, ganha o [a distinção de] melhor treinador aquele que vence o campeonato, mas este prémio não é só nosso", reagiu o técnico de 39 anos, citado pelo 'JN'.
Gyokeres, por sua vez, agradeceu "o apoio da equipa, do 'staff', dos adeptos e também dos adversários", disse: "Que puxam pelo melhor de mim. Foi um grande ano e espero que este ainda seja melhor".
Tempo ainda para a homenagem ao antigo Selecionador Nacional Fernando Santos, num evento em que os presidentes dos "quatro grandes" subiram ao palco da Alfândega do Porto: Frederico Varandas, Rui Costa, André Villas-Boas e António Salvador.
"Deixem-me dedicar em primeiro lugar às pessoas que gosto muito: a Deus, aos meus pais, à minha mulher, aos meus filhos e aos meus netos também. Por tudo o que me têm ajudado ao longo da vida. Ninguém ganha sozinho, é impossível, dizer muito obrigado a todos os que nesta carreira de 40 anos trabalharam comigo, Estoril, Estrela, Porto, Sporting, Benfica, todos sem exceção, todos os adjuntos, staff, dirigentes, presidentes. Permitam ainda dar uma palavra, neste momento especial, a alguém que uma vez me disse que o cavalo só passa à porta uma vez e ou se monta ou não se monta, que é o meu grande amigo Jorge Nuno Pinto da Costa. O meu muito obrigado", começou por agradecer o antigo selecionador Fernando Santos, que deixou ainda um agradecimento especial a Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
A gala foi apresentada por Cristina Ferreira e Pedro Pinto.
Fica a lista dos prémios atribuídos:
Prémio 'O Futebol que nos Une': Associações Distritais e Regionais de Futebol
Reconhecimento internacional: European Leagues
Campeão LP Meu Super: Santa Clara
Talento que marca o mundo: Artur Soares Dias
Prémio Futebol Feminino: SL Benfica
Prémio Allianz CUP: SC Braga
Prémio O Futebol és Tu: FC Porto
Prémio Parceiro do Ano: Betclic
Prémio golo do ano: João Mendes (Vitória SC)
Melhor Jogador: Gyökeres (Sporting CP)
Melhor Treinador: Rúben Amorim (Sporting CP)
Campeão Betclic: Sporting CP
Prémio Prestígio: José Pereira (ANTF)
Hall of Fame: Paulo Sousa
Mérito Liga Portugal: Fernando Gomes (FPF)
Presidente LP: Fernando Santos
Treinador LP Meu Super: Tiago Margarido (CD Nacional)
Melhor Jogador LP Meu Super: Nenê (AVS)
eLiga Portugal: FC Famalicão
LP Youth: Sporting CP
Legends: Sporting CP