A vida do Papa Francisco em filme
'Francisco, Papa do Povo' traça o percurso de Jorge Bergoglio, em particular a sua ação durante a ditadura militar na Argentina. Já chegou às salas de cinema.
O filme retrara o jesuíta Jorge Bergoglio, de 80 anos de idade, tem agora a sua ação em prol da oposição da ditadura militar, que governou a Argentina de 1976 a 1983, retratada no filme 'Francisco, Papa do Povo', que chega esta quinta-feira, 4 de maio, às salas de cinema nacionais.
O filme relata sobretudo o lado humano de Bergoglio: Como acolheu jovens no colégio que dirigia, em Buenos Aires, e os encaminhou para o país vizinho Uruguai, como terá conseguido a libertação de uma opositora ao regime grávida de três meses, ou como lutou pela libertação de dois irmãos da sua congregação, que trabalhavam em comunidades desfavorecidas.
O filme tem por base uma série televisiva de quatro episódios, a partir da qual foi produzido um telefilme. A longa-metragem, de 90 minutos, que inclui imagens documentais da proclamação do papa Francisco, no Vaticano, a 13 de março de 2013, estreou-se em 2015 e apenas agora chega a Portugal, no ano em que celebram so 100 anos das aparições de Fátima e Francisco visita o país. Veja o trailer do filme.