Está de volta, presencialmente, o evento nacional de banda desenhada, ‘Amadora BD’, um festival criado em 1989, pela mão da Câmara Municipal da Amadora, que se tornou numa das iniciativas de BD mais aclamadas a nível europeu. Agendado para entre dia 21 de outubro e o dia 1 de novembro, irá estar dividido por três zonas na Amadora: o Ski Skate Amadora Park, a Bedeteca da Amadora e a Galeria Municipal Artur Bual, para que, segundo a organização, o evento se consiga adaptar às restrições derivadas da pandemia.
Pela primeira vez, existirá um prémio atribuído à melhor obra de banda desenhada de autor português, no valor de 5 mil euros, inserido na iniciativa Prémios de Banda Desenhada da Amadora, com o intuito de distinguir os autores de BD portugueses e internacionais. As inscrições para estes prémios estão ainda abertas, com as candidaturas a serem aceites mediante condicionantes que poderá conferir na secção cultural do ‘site’ da CM Amadora.
Adicionalmente, terão lugar as habituais exposições, lançamentos e ‘workshops’, sempre com a banda desenhada como temática central, sendo que, para além das atividades presenciais, irão existir um conjunto de iniciativas híbridas. Por fim, a organização já anunciou que mais de 10 editoras de banda desenhada estarão presentes.