'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Espetáculos

Michael Bolton: a história do judeu rebelde que queria ter uma banda de hard rock e acabou cantor romântico, depois de muitas dificuldades...

Artista norte-americano atua dia 27 no Festival Jardins do Marquês, em Oeiras, numa semana louca de concertos em que a oferta serve a todos os géneros, gostos e carteiras. O difícil vai ser mesmo assistir a tudo.
Por Miguel Azevedo | 27 de junho de 2023 às 11:32
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton
Michael Bolton

Educado no seio de uma família liberal, Michael Bolton auto-define-se como 'judeu rebelde', talvez por, aos 12 anos, ter sido expulso da escola hebraica onde estudava (o rabino ter-lhe-á dito que só poderia voltar quando levasse as coisas a sério). Ainda assim, aos 13 anos foi submetido ao Bar Mitzvá, a cerimónia que insere qualquer jovem judeu como um membro maduro na comunidade. Por essa altura já tocava saxofone e já tinha começado a escrever as primeiras canções. Aos 14 formou a sua primeira banda e aos 16 pediu autorização aos pais para abandonar o secundário e atravessar os EUA (fez a famosa Route 66) para mostrar a sua música. Claro que, entretanto, ia arranjando alguns trabalhos, tendo ficado para a história o período em que fez babysitter para Paula Abdul.

O caminho para o sucesso não foi fácil para Michael Bolton e o próprio lembrava, numa entrevista em 2019, que foi como "escalar uma montanha durante 18 anos. Assinei o meu primeiro contrato discográfico aos 16 anos, mas não tive um 'hit' antes dos 34. O meu pai dizia-me: 'Tu vais ser grande'. E eu respondia-lhe: 'Espero que sim porque as minhas contas estão aí para pagar". Foi a mãe quem lhe assinou o primeiro contrato (Bolton ainda era menor), mas apenas um ano depois a editora Epic enviava-lhe uma carta a libertá-lo das obrigações para que pudesse procurar outro caminho. "Foi como receber uma carta de uma namorada a dizer que era livre para poder namorar com quem quisesse". A verdade é que aos vinte e muitos anos, Bolton já tinha três filhas para alimentar e as despesas acumulavam-se. "Foi um ponto muito baixo da minha vida".

No período em que as coisas demoravam a acontecer, Michael Bolton virou-se para a publicidade, tendo gravado jingles para o exército e para marcas como Dr.Pepper, Coca-Cola e Pepsi. Paralelamente, ia escrevendo canções pop e country para outros artistas como as Poynter Sisters ou Kenny Rogers até ao dia em que recebeu uma chamada do presidente da editora Columbia que lhe disse: "Sabes aquelas músicas que tens escrito para os outros? Guarda-as para ti e grava-as tu. É isso que as pessoas esperam de ti. Esquece lá o rock!". E Bolton assim fez. A canção seguinte que escreveu 'That's What Love Is All About', gravou-a ele próprio, tendo esta começado "a trepar" pelos tops de todo o mundo e dado início ao trajeto vitorioso de Michael Bolton.

Atualmente com seis netos, entre os sete e os 14 anos, Bolton teve dois grandes amores na vida. Entre 1975 e 1990 foi casado com Maureen MacGuire com quem teve três filhas (Isa, Holly e Taryn), tendo em 1992 sido apresentado, por Kenny G, à atriz Nicollette Sheridan com quem teve depois uma relação atribulada. Namoraram até 1995, depois separaram-se, reataram em 2005, ficaram noivos em 2006, mas acabariam por romper o noivado dois anos depois. Desde então foram-lhe atribuídos vários romances, um dos quais, por exemplo, com a modelo Elle Macpherson. A verdade é que em 2019, Michael Bolton já dizia que apreciava muito a sua vida de solteiro. E é nesta condição, de homem livre, que regressa esta terça-feira a Portugal. O senhor continua a arrancar suspiros, mas já fez saber que não está muito disponível para se apaixonar de novo. A música que lhe sirva de consolo.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável