- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Alimentos

Deixei cair um bolo no chão. Posso voltar a comê-lo?

Desvendamos 9 mitos sobre a segurança alimentar. Veja o que pode ou não comer e como deve fazê-lo.
Por Inês Neves | 16 de março de 2017 às 11:11
alimentos gelo tomate Flash
carne crua Flash
mulher maquina loiça Flash
bolo cupcake Flash
comida arroz alimentos Flash
mulher Flash
rebentos soja taça alimentos Flash
frango cru carne Flash
sushi peixe cru alimentos Flash

Se deixarmos cair um bocado de comida ao chão e o apanharmos em 5 segundos, ainda vai estar bom para o comermos? Devo lavar a carne antes de a cozinhar? Agora vai poder tirar estas e outras dúvidas em relação à segurança alimentar, graças a uma investigação feita pela Food Standards Agency. Ora veja.

A REGRA DOS CINCO SEGUNDOS EXISTE MESMO?

A teoria de que se deixarmos cair um alimento no chão e o apanharmos num espaço de cinco segundos ele fica livre de bactérias é mesmo um mito. A verdade é que fica contaminado e impróprio para consumo. Deve colocá-lo no lixo e não comê-lo.

pub

PODEMOS LAVAR FRANGO CRU ANTES DE O COZINHAR?

Nem pensar. Nem frago cru nem qualquer outro tipo de carne de aves cruas. Os salpicos da água com que lavamos o frango podem contaminar e propagar as várias bactérias para as mãos, para as superfícies da cozinha e até para a nossa roupa.

SE A COMIDA CHEIRAR MAL CONTINUA A ESTAR BOA PARA CONSUMO?

Não. Se os alimentos cheirarem mal, não devemos comê-los, porque isso pode ser sinal que já passaram da validade ou estão estragados. O método mais seguro é respeitar a data de validade. E, em caso de dúvida, devemos mandá-los para o lixo.

pub

PODEMOS AQUECER O ARROZ MAIS DO QUE UMA VEZ?

Idealmente, o arroz deve-se comer no dia em que é cozinhado. Se sobrar arroz, devemos deixá-lo arrefecer (durante mais ou menos uma hora) e depois então congelá-lo. Nunca deve deixá-lo à temperatura ambiente. Depois de guardado convenientemente, pode reaquecê-lo num período máximo de 24 horas.

sushi peixe cru alimentos Foto: Flash
pub

A CARNE DE PORCO MAL PASSADA FAZ MAL?

Faz. Todo o tipo de carne de porco deve ser muito bem cozinhada. A carne de porco mal passada pode transmitir triquinelose (doença causada por larvas e por um pequeno verme que afeta os suínos e, consequentemente, as pessoas) e hepatite E (infeção transmitida de pessoa para pessoa através da água e de alimentos contaminados).

PODEMOS RECONGELAR ALIMENTOS QUE JÁ FORAM DESCONGELADOS?

Sim. Podemos voltar a congelar quase todos os alimentos, desde que tenham sido total e convenientemente descongelados e devidamente cozinhados primeiro.

PODEMOS COMER REBENTOS DE SOJA CRUS?

Primeiro, tem de ter em atenção se a embalagem diz que os rebentos de soja são prontos a comer. Se forem, não há problema. Se não, é importante lavá-los e cozinhá-los cuidadosamente. Também não deve consumir este tipo de plantas e sementes se estiverem fora do prazo de validade ou se já tiverem uma cor acastanhada.

pub
carne crua Foto: Flash

AS LAVAGENS NA MÁQUINA CONSEGUEM MESMO DESINFETAR E ESTERILIZAR OS UTENSÍLIOS DE COZINHA?

Sim. As máquinas de lavar loiça normais podem chegar a temperaturas até aos 95 graus, mesmo que a potência não seja igual em todas as máquinas. Se os utensílios de cozinha forem lavados com frequência a esta temperatura, conseguem ficar livres de bactérias e totalmente desinfetados.

O SUSHI PRECISA DE SER CONSERVADO A TEMPERATURAS ESPECÍFICAS?

Sim. A maioria das espécies de peixe contêm parasitas. Portanto, se o peixe for consumido cru, como no sushi, é necessário proceder a uma conservação e congelamento a temperaturas específicas, para eliminar os tais parasitas. Quem quiser fazer sushi em casa, deve mantê-lo congelado a cerca de 15 graus negativos.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub