Os 5 maiores mitos da alimentação
Existem vários estudos sobre a alimentação e cada um diz a sua coisa. E há “certezas” que não passam mesmo de mitos, de falsas verdades. Ora veja.
Todos os dias surgem notícias sobre aquilo que devemos ou não comer, o que engorda, o que faz mal ao coração... e por aí. Às tantas, a sua cabeça fica baralhada com tanta informação. E, por vezes, há factos que adquirimos como certezas, quando, na verdade, não passam de mitos.
O jornal britânico Independent fez uma lista com alguns dos mais conhecidos e "desmistificou-os".
1 – ALIMENTOS COM POUCA OU ZERO GORDURA SÃO OS MAIS SAUDÁVEISNem sempre isto é verdade. A dietista Monika Siemicka afirma que os alimentos considerados "com pouca gordura" têm, muitas vezes, altos níveis de açúcar.
2 – BEBER VINHO TINTO FAZ MALTambém há quem defenda esta teoria. No entanto, vários estudos sugerem precisamente o contrário: o antioxidante resveratrol, que se encontra na pele da uva, ajuda a prevenir o declínio das faculdades mentais.
3 – FALHAR O PEQUENO-ALMOÇO ENGORDAÉ certo que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Tal como não devemos saltar refeições. Mas um estudo publicado por investigadores da Columbia University mostra que os indivíduos com excesso de peso perderam alguns quilos "após quatro semanas sem tomar o pequeno-almoço".
4 – O CAFÉ FAZ MAL À SAÚDEUm estudo realizado por investigadores do Kangbuck Samsung Hospital, na Coreia do Sul, mostra que as pessoas que bebem entre 3 a 5 chávenas de café por dia têm um menor risco de ter um ataque cardíaco.
5 – GORDURAS SATURADAS NA CARNE E NOS LATICÍNIOS AUMENTAM O RISCO DE DESENVOLVER DOENÇAS CARDÍACASVários investigadores já tentaram provar a ligação entre as gorduras saturadas nestes alimentos e as doenças cardíacas, mas sem sucesso.