
O facto de usarmos eletrodomésticos e utensílios de cozinha todos os dias não nos torna especialistas no assunto. Muito pelo contrário. Diariamente cometemos erros que não nos deixam aproveitar todo o potencial dos aparelhos e pior, em certos casos acabam encurtar a sua durabilidade e aumentar a conta da eletricidade. A BBC reuniu os 5 erros mais comuns.
1 - GUARDAR ALIMENTOS EM QUALQUER LUGAR NO FRIGORIFICOOs alimentos que devem ser consumidos mais rapidamente e que não devem ser guardados durante muito tempo, como carne ou peixe fresco, devem ser colocados na prateleira que está acima da gaveta dos legumes. Essa é a zona mais fria do frigorífico. Produtos como ovos, lacticínios e todos aqueles que digam "depois de aberto conservar no frigorifico", devem ser armazenados na prateleira do meio. As prateleiras da porta são os sítios menos frios do frigorífico e onde devem ser guardados produtos que não necessitam de muita refrigeração, como bebidas, molhos ou manteiga. Também não deve colocar comida quente no frigorifico. Fazê-lo antes de arrefecer por completo pressiona o aparelho a aumentar rapidamente a temperatura, consumindo assim muito mais energia.
2 - ABRIR O FORNO PARA VER SE A COMIDA ESTÁ PRONTAAbrir a porta do forno faz com que a temperatura baixe entre 25 e 50 graus. Isso leva a que o consumo de energia seja maior, uma vez que terá de ficar ligado por mais tempo. Portanto, não o deve fazer. Já desligar o forno antes de o prato estar pronto é uma boa opção, porque poupa energia e o calor residual é suficiente para terminar o processo.
3 - PASSAR A LOIÇA POR ÁGUA ANTES DE A COLOCAR NA MÁQUINALavar ligeiramente os pratos antes de os colocar na máquina, faz com que o gasto de água seja maior, na ordem dos 12 litros a mais. Além de tal pesar na fatura, pesa também na performance da máquina a longo prazo. Colocar a louça de forma amontoada, como uma panela em cima da outra, pode também danificar o aparelho. Para evitar isso, você pode eliminar os restos da comida com talheres ou guardanapos.
4 - COLOCAR OS TALHERES DE "CABEÇA" PARA BAIXO NA MÁQUINASegundo o IDAE (sigla em espanhol para Instituto para e Diversificação e Economia de Energia), lavar louças manualmente pode ser mais caro do que usar a máquina de lavar - especialmente para aqueles preferem a água morna ou quente. Para que os talheres fiquem limpos devem ser colocados de forma correta, ou seja, é preciso que haja espaço entre eles, para que a água consiga circular. Devem ser colocados no cesto específico, com as facas colocadas com a ponta para baixo, para que não se magoe, e as colheres e os garfos com a "cabeça" para cima. Também não se devem sobrepor tachos e panelas.
5 - ENCHER A MÁQUINA DE LAVAR ROUPA PELA ORDEM ERRADAA máquina não deve estar demasiado cheia nem vazia. Isto porque muita roupa vai sobrecarregar a máquina e impedir o bom funcionamento e pouca roupa vai significar um consumo excessivo de água. Deve também colocar a roupa mais suja no fundo do tambor.