
Depois de uma bela refeição, tudo o que lhe apetece é deitar no sofá e ver televisão? Ou fazer uma sesta a seguir ao almoço? Pois bem, fique a saber que esta é uma das piores coisas que pode fazer depois de comer.
São pequenos maus hábitos como estes que lhe estão a fazer mal à saúde. Veja quais são os outros.
FUMARFumar faz mal à saúde, ponto. Mas logo a seguir à refeição, é ainda pior. Durante a digestão, praticamente todos os sistemas do nosso corpo entram em ação. Nesse momento, a nicotina será absorvida em dobro, aumentando assim seu efeito negativo sobre o corpo. Além disso, ficou comprovado que o cigarro pode bloquear o processo de absorção de vitaminas e minerais, como cálcio e vitaminas C e D, anulando os benefícios até mesmo dos alimentos mais saudáveis. Portanto, espere cerca de 20 minutos até acender o cigarro.
BEBER CHÁSim , leu bem. Não deve beber chá depois de almoçar ou jantar. Várias pesquisas mostram que esta inofensiva bebida impede a absorção de ferro (em 87%), elemento que desempenha um importante papel no organismo humano. Pouco ferro pode desencadear anemia, uma deficiência de glóbulos vermelhos no sangue, que, em seguida, provoca fadiga extrema, fraqueza, pele pálida, dor no peito, tontura, mãos e pés frios, unhas frágeis e falta de apetite. Assim, as pessoas com deficiência de ferro, crianças e mulheres grávidas devem tomar chá pelo menos uma hora após a refeição.
DORMIRO mito de que dormir depois de uma refeição engorda, já caiu por terra. Porém, este hábito pode ter outras consequências negativas. Dormir com o estômago cheio causa muitos incómodos, como azia e acidez estomacal. Além disso, está provado que o hábito de dormir logo após o almoço ou jantar aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC). Os especialistas dizem que o recomendado é dormir, pelo menos, duas horas depois de comer.
FAZER EXERCÍCIOExercitar-se com o estômago muito cheio pode provocar soluços, náuseas, lesões e cãibras. A seguir às refeições, limite-se a fazer uma caminhada tranquila, mas espere cerca de duas horas para fazer uma rotina mais intensa de treinos.
COMER FRUTASÉ melhor comer a fruta com o estômago vazio. Isto porque as frutas exigem enzimas diferentes para digerir e os açúcares simples presentes nelas precisam de tempo para serem absorvidos completamente pelo corpo. Com o estômago vazio, você beneficia de todos os nutrientes, fibras e açúcares simples. Se você comer perto ou depois de uma refeição, no entanto, a fruta permanece no estômago por um período prolongado e apodrece no intestino. Isso pode causar indigestão, azia, arrotos e outros desconfortos.