Notícia

Alimentação

Coma figos ao pequeno-almoço

Porquê? É considerada pelos cientistas como uma das frutas mais saudáveis do mundo. Veja os 7 benefícios e aceite a nossa sugestão.
Por Inês Neves | 25 de janeiro de 2017 às 08:53
...
Coma figos ao pequeno-almoço

Laxante natural por excelência, o fruto da figueira pode ser consumido simples, fresco ou seco. Se tem problemas digestivos, saiba que o seu consumo regular estimula a digestão e não só. Ora veja as 7 razões porque deve comer figos.

1 - Ricos em fibras, os figos irão ajudar a controlar a saúde intestinal e em simultâneo irão transmitir uma sensação de saciedade, fazendo com que sinta menos fome.

2 - Três figos grandes, com cerca de 60 gramas cada, contêm apenas 140 calorias. E têm 5,5 gramas de fibras dietéticas que ajudam à digestão e fazem perder peso. É mais do que a quantidade de fibras que encontra numa chávena de aveia cozinhada.

3 - 100 gramas de figos secos contêm 162 miligramas de cálcio. Isso equivale a 16% da quantidade de cálcio que deve ingerir ao longo de um dia inteiro. Se comer uma caneca de figos ingere tanto cálcio como bebendo uma caneca de leite.

4 - São uma óptima fonte de potássio. Reduzem os valores de sódio no seu organismo (provocados pela ingestão de sal) e regulam os níveis da sua tensão arterial.

5 – São antioxidantes, ajudam a manter as suas células renovadas e jovens.

6 – São também um remédio caseiro. Para a expectoração, basta beber um preparado de figos frescos previamente cozinhados em água ou leite. Contra verrugas e calos basta aplicar directamente o latex das folhas que se apresenta como um líquido esbranquiçado na zona. E da mesma forma resolve a dor dentes, aplique umas gostas do latex nos dentes que lhe doem.

7 – São eficazes contra edemas.

Agora aceite a nossa sugestão para um pequeno-almoço delicioso: Papas de millet com figos assados e mel.

...
Papas de millet com figos assados e mel.

INGREDIENTES:
2 a 4 figos pequenos
1 colher de chá de óleo de coco
1/2 colher de chá de gengibre moído
1 chávena de leite de amêndoa
1 chávena de água
1 pitada de sal
1/2 de uma chávena de milho-paínço grosseiramente moído, ou millet 
2 colheres de sopa de mel
1 punhado de pistácios picados
1 colher de chá de sementes de chia (opcional)
1 colher de chá de sementes de cânhamo (opcional)

PREPARAÇÃO:
Comece por pré-aquecer o forno a 180º C. Corte os figos em quartos, deixando as bases intactas. Coloque os figos num tabuleiro de ir ao forno e leve-os a assar durante 15 minutos até ficarem com um aspeto suculento.

Entretanto, num tacho pequeno, aqueça o óleo de coco em lume médio. Depois junte o gengibre em pó e deixe cozinhar durante 15 a 30 segundos até começar a sentir o aroma.

Acrescente o leite de amêndoa, a água e deixe ferver ligeiramente. Junte o millet e uma pitada de sal e mexa bem.

Deixe ao lume durante cerca de 10 minutos, para que a maior parte do líquido seja absorvido, misturando de vez em quando. Acrescente mais leite de amêndoa até obter a consistência que deseja.

Divida as papas de millet por duas taças, deite um fio de mel em cada uma e decore com os pistácios, as sementes de chia e de cânhamo. Coloque os figos por cima e sirva quente.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável