- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Planeta

As últimas palavras de Bento XVI: "Jesus, amo-te"

Papa emérito morreu no sábado e estará a partir de amanhã em câmara ardente na Basílica de São Pedro. Ratzinger tinha 95 anos.
02 de janeiro de 2023 às 14:08
Joseph Ratzinger Foto: Flash

Antes de morrer, no sábado, às 9h34, o papa Bento XVI terá dito em alemão: "Jesus, ich liebe dich" ("Jesus, amo-te", na tradução para português). As últimas palavras de Joseph Ratzinger foram reveladas por fontes próximas do Vaticano ao jornal argentino 'La Nación'. 

pub

O papa emérito morreu aos 95 anos, no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano e onde viveu desde que renunciou ao cargo, em 2013. Este domingo, os seus restos mortais estão aí a ser velados, para amanhã serem transladados para a Basílica de São Pedro, onde vão ficar em câmara ardente, até quinta-feira de manhã, data do funeral.

Foi também revelado este domingo que a primeira pessoa a velar Bento XVI foi o Papa Francisco. O Papa tinha dado indicação para ser informado imediatamente, recebeu uma chamada de Georg Gänswein, o secretário pessoal de Bento. Dez minutos depois, Jorge Bergoglio estava junto do corpo do papa alemão, onde rezou e lhe deu a extrema unção.

O funeral de Bento XVI será presidido por Francisco e está marcado para a manhã de quinta-feira. Este domingo na sua oração do Angelus, o Papa recordou o seu antecessor.

pub

O Vaticano divulgou também este domingo as primeiras imagens do corpo de Bento XVI, vestido com a casula pontifícia vermelha, mas sem o pálio, usada pelo seu antecessor, João Paulo II. Bento XVI está capela do Mosteiro Mater Ecclesiae, numa tribuna, sobre duas almofadas.

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub