- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Negócios

Depois do escândalo sexual que afastou CEO Filipe Silva da Galp, Paula Amorim já encontrou uma solução

Maria João Carioca e João Diogo Silva, também membros do conselho de administração da petrolífera, são "os senhores que se seguem para substituir Filipe Silva, que apresentou a demissão esta semana. Ocuparão o cargo de CEO de forma interina.
11 de janeiro de 2025 às 15:08
Paula Amorim Foto: Flash

A Galp comunicou esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que a administradora financeira (CFO), Maria João Carioca, e o vice-presidente executivo para a área Comercial, João Diogo Silva, foram os dois nomes escolhidos para partilhar, de forma interina, o cargo de CEO da petrolífera portguesa. 

A nomeação segue-se à demissão de Filipe Silva, que tinha assumido o cargo de presidente executivo no início de 2023, no início da semana, alegando "razões familiares" no seguimento de um escândalo sexual em que se viu envolvido no universo da empresa da qual era CEO. 

pub

Em comunicado, a empresa informou que o Conselho de Administração "decidiu por unanimidade nomear os seus administradores Maria João Carioca, CFO da Galp há um ano e nove meses,  e João Diogo Marques da Silva, responsável pela área Comercial desde maio de 2023, como co-presidentes executivos interinos da Comissão Executiva (CEO), acumulando ambas as funções". "A antiguidade profissional e a sólida perspicácia financeira de Maria João Carioca, aliada à experiência de João Diogo Silva e à sua profunda integração na nossa cultura empresarial e décadas de serviço, criam uma liderança equilibrada e poderosa. Estou confiante de que esta co-liderança impulsionará a nossa empresa, mantendo ao mesmo tempo uma estratégia bem definida", diz no mesmo comunicado Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp

Foto: Cofina Media
Paula Amorim e Miguel Guedes de Sousa Foto: Instagram
Paula Amorim e Miguel Guedes de Sousa Foto: Instagram
Paula Amorim e Miguel Guedes de Sousa Foto: Instagram
Paula Amorim e Miguel Guedes de Sousa Foto: Instagram
Paula Amorim Flash
Paula Amorim e Miguel Guedes de Sousa Flash
Paula Amorim Flash
Paula Amorim Flash
Paula Amorim Flash
Paula Amorim Flash
Paula Amorim Flash
Paula Amorim Flash
pub

Recorde-se que foi esta terça-feira que Filipe Silva se demitiu do cargo, dois anos e uma semana depois de ter sido promovido de CFO à liderança da petrolífera. A demissão com "efeitos imediatos" surgiu após uma denúncia interna por suspeitas de conflitos de interesses envolvendo Filipe Silva. O gestor terá, alegadamente, mantido um relacionamento com uma diretora da empresa, não tendo reportado o mesmo à Comissão de Ética.

O CEO estava fora do país quando este caso foi tornado público e regressou a Portugal para ser ouvido pela Comissão de Ética e Conduta. A reunião de urgência aconteceu esta segunda-feira. 

pub

Paula Amorim, que numa primeira reação ao caso salientou apenas a necessidade de todos cumprirem com o Código de Ética e Conduta, destaca o "contributo que o Filipe deu à empresa ao longo dos últimos 12 anos, período em que a sua dedicação foi importante para o crescimento da Galp". Com a saída de Filipe Silva, Paula Amorim garante que a "Comissão Executiva da Galp permanece nas mãos de uma equipa altamente qualificada, que garantirá a execução e implementação da estratégia da empresa".

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub