Governo emite comunicado sobre o estado do País após apagão, incluindo atualização sobre comboios e escolas
Saiba como está a decorrer o amanhecer após o maior apagão de eletricidade de que há registo em Portugal.O Governo acaba de emitir uma atualização sobre o estado do País após o apagão que deixou Portugal sem eletricidade nem comunicações durante cerca de 10 horas, esta segunda-feira.
"Comboios a funcionar (com alguma recuperação dos efeitos de greve de 24h); Orientação às escolas para abrirem; Aeroportos operacionais (alguma recuperação a fazer no HUD/Lisboa); Combustíveis: fornecimento normalizado; Sem perturbações registadas de segurança ou proteção civil; Serviços de saúde: situação estabilizada", pode ler-se.
Apesar do comunicado garantir que "não houve perturbações registadas de segurança ou proteção civil", a verdade é que foram muitos os acidentes de viação registados devido aos semáforos desligados e são vários os relatos de pessoas presas em elevadores. As sirenes dos bombeiros foram uma constante ao longo de todo o dia.
Depois de várias informações contraditórias, sabe-se agora que o apagão resultou de uma "oscilação de tensões" na rede espanhola, que fornece eletricidade a Portugal.