Percorreu o mundo a falar da sua fé e esteve inclusivamente em quatro países que fazem fronteira com a sua terra natal, no entanto acabou por nunca regressar à Argentina, o país onde nasceu e que tanto amou. Os mais próximos acreditam que esta decisão tem uma mensagem subliminar, mas também que Francisco tinha planeado ir à sua terra natal no fim de vida, que acabou por surpreendê-lo mais cedo do que o previsto.
Da família nuclear, o Papa Francisco deixou apenas uma irmã, Maria Elena, que vive entregue a monjas na Argentina e de quem não se conseguiu despedir. Apesar da distância, o Santo Padre nunca deixou, no entanto, de ser próximo da família, marcada por vários dramas.
Massimiliano Strappetti esteve ao lado de Francisco até ao seu último suspiro. Foi uma das pessoas mais importantes na vida do argentino ao longo dos últimos meses.
Antes de descobrir a vocação na igreja, Jorge Mario Bergoglio (Papa Francisco) vivia uma vida normal e também teve as suas paixões intensas como qualquer jovem.
Conhecido pelo seu estilo de vida singelo e por ter cortado com muitos privilégios papais, há a curiosidade em relação àquilo que Francisco deixa e a quem. O que se sabe sobre o assunto, após a morte do sumo pontífice, aos 88 anos.
O sumo pontífice, embora ainda em recuperação, fez questão de estar presente na praça de São Pedro no dia que assinala o início das celebrações da Semana Santa, a festividade mais importante para os católicos.
Começa com a história que podia ter impedido, antes demais, esta biografia, e que conta como o pai do Papa Francisco, já de bilhete na mão, não embarcou na viagem que ficaria para a história como o desastre do Titanic italiano, resultando num impressionante naufrágio no mar. A sorte ditaria o nascimento de Mario Bergoglio, agora conhecido por Francisco, que cresceu num bairro típico de Buenos Aires e fez tudo aquilo que havia para fazer até decidir seguir a via religiosa. As distórias, deliciosas, são agora contadas em nome próprio, numa biografia disruptiva em que nada fica por dizer.
A força da juventude associada é de tal forma avassaladora que até os canais mais conservadores e tradicionais têm de ceder. Por essa razão, as televisões portuguesas estão, por estes dias, rendidas ao Papa Francisco e à Jornada da Juventude.
Nasceu filho de pais que emigraram de Itália para a Argentina na década de 1930. Quando era jovem, sentiu que algo o puxou para um confessionário e decidiu que era à religião que iria dedicar o resto da sua vida. Está em Portugal para a Jornada Mundial da Juventude