O ex-líder do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos, revisita derrotas, confronta divisões internas e fala sobre a transformação pessoal e política que o afastou de rótulos. Entre vitórias silenciosas, aprendizagens com fracassos e o ajuste de contas com o passado, garante que nunca abandonou a base humanista que sempre o guiou: humanismo, dignidade e defesa dos mais vulneráveis permanecem como sua bússola.
'Tegui' terá sido foi vítima de "montanha russa de abusos" e desejava formalizar queixa na Justiça por violência doméstica, revela Armando Esteves Pereira, diretor geral adjunto no jornal Correio da Manhã. Teresa Caeiro morreu atormentada pelos fantasmas do passado que os mais próximos sempre lhe conheceram e dos quais a tentavam puxar. Com um percurso profícuo na política, onde começou pela mão de Paulo Portas, partiu desencantada com o CDS que tanto amou. "Sou mulher, sou loura, de direita, advogada, política... Faço um pleno", chegou a admitir em entrevista.
'Tegui', como era conhecida, morreu esta quinta-feira, aos 56 anos. Há três semanas, tinha anunciado a sua desvinculação do CDS. Terá sido encontrada sem vida pelo filho.
Filha de um político, movimenta-se desde miúda nesta área e, aos 26 anos, destaca-se como braço direito de André Ventura, no Chega. Conservadora, mas disruptiva, provoca revirar de olhos da oposição no Parlamento, onde diz o que lhe vai na cabeça e, no arranque da Legislatura surgiu com um bebé ao colo. Para o final do ano tem, no entanto, outros voos em mente...
Os dois líderes ainda fazem parte da mesma coligação AD mas nem sequer se falam. Aliás, não se falam desde há um ano, quando PSD, CDS e PPM ganharam as eleições numa Aliança Democrática. Gonçalo já deu o recado a Montenegro.