Foi jornalista, escritora, bióloga e investigadora científica, mas no final da vida atormentava-a que isso tudo se tivesse eclipsado em prol de dois momentos decisivos: o caso de plágio e a exposição em que se deixou fotografar pelo então marido durante o orgasmo. Caída em desgraça, exilou-se no Alentejo, onde tentava libertar-se dos seus demónios. "Se eu não fosse capaz de rir na face das minhas desgraças, já tinha enlouquecido há muito tempo", desabafou sobre o que lhe aconteceu, assumindo, no entanto, que o peso de tudo a assoberbava. Foi casada três vezes, mas nenhum dos romances vingou. Salvou-se a amizade com o segundo marido, com quem adotaria os seus dois rapazes, o seu último reduto de amor numa vida de curvas e contracurvas.
Longe vão os tempos em que o romance com o irmão de Francisco Monteiro era o segredo mais bem guardado da estrela da TVI. O romance cresceu, os dois estão cada vez mais unidos e agora canalizam essa força comum também para os negócios, o que se reflete num poder ainda maior.
Depois do encerramento da sua revista, Cristina Ferreira mostra-se empenhada na sua plataforma de empoderamento feminino. Apesar da temática alusiva ao mundo das mulheres, há um dedo masculino neste novo desafio.
Num dia fechou portas à sua revista, no seguinte já estava de frasco na mão a apresentar o seu perfume - ou bruma íntima . Uma estratégia de 'roda bota fora' que faz com que Cristina esteja sempre em grande nos negócios, que são muitos e alavancam o seu império milionário fora dos ecrãs.
Acusada de se achar num pedestal, de ver santas nos seus sapatos de 500 euros como se fosse uma predestinada, Cristina Ferreira pode ter-se afastado da sua verdadeira essência mas soube voltar a casa. Hoje, está mais 'terra a terra', mais pragmática, mais ligada ao que verdadeiramente importa, numa espécie de marcha atrás que chegou em boa hora e lhe devolveu o amor dos portugueses. Um regresso à Malveira abençoado por um dos melhores anos da sua vida em que, finalmente, voltou a viver um conto de fadas.
Portuguesa tem trilhado, ao longo da carreira, um percurso de assinatura própria fora dos ecrãs. Tal como aconteceu com Oprah Winfrey, o futuro de Cristina poderá passar por um projeto próprio, onde conseguirá fazer, finalmente, a televisão com que sempre sonhou.