O ministro da Economia e da Coesão Territorial esteve esta segunda-feira, 2 de fevereiro, no 'Jornal da Noite' da SIC para falar dos apoios que o Governo vai disponibilizar às vítimas da depressão Kristin. Rodrigo Guedes de Carvalho acabou por fazer algumas perguntas que deixou o político numa situação desconfortável e sem saber o que responder como aconteceu quando questionado sobre as portagens que continuam a ser cobradas nas regiões afetadas.
Manuel Castro Almeida começou por garantir que o Governo vai suportar os custos de uma intervenção de emergência, que arrancará já esta terça-feira, nas casas que ficaram sem telhado devido à depressão Kristin. Foi aí que o jornalista confrontou o ministro com a realidade de quem perdeu o telhado e enfrenta chuvas intensas.
"Há uma norma que permite garantir a todas as pessoas minímos de sobrevivência, 537 euros por pessoa ou 1075 por agregado familiar", realçou Castro Almeida. Rodrigo Guedes de Carvalho fez questão de saber: "Que elas já têm na mão?". Apanhado desprevenido, o ministro respondeu: "Que elas vão ter na mão... repare, é suposto no final deste mês elas terem esse dinheiro na mão... esperamos nós."
Mas o pivô do 'Jornal da Noite' lembrou ao ministro: "Mas elas estão a precisar agora...". E foi aqui que Castro Almeida respondeu o que não era suposto: "Agora é suposto terem tido o ordenado do mês passado [janeiro]". Guedes Carvalho não perdoou: "Ah, está a contar com o ordenado das vítimas do temporal." E continuou o jornalista: "E as pessoas que estão neste momento a chover-lhes em casa porque não têm telhado? Porque a situação continua, senhor ministro", realçou ainda Rodrigo Guedes de Carvalho.