Há pelo menos duas figuras públicas que acusam uma personalidade em específico de ter levado o alentejano à ruína. Ainda hoje estará presente no mundo televisivo e era muito próximo do vencedor do primeiro 'Big Brother' à época.
Zé Maria comprou um apartamento em Santos, que conseguiu vender em 2016 por mais de 140 mil euros. Foi a única coisa que restou dos seus dias de fama e glória.
Comentadora acompanhou a ascensão de Zé Maria e a queda e não tem dúvidas de que uma pessoa muito próxima do barranquenho o arrastou para o colapso psíquico e financeiro.
Primeiro vencedor do 'Big Brother' gastou todo o dinheiro do prémio em investimentos ruinosos, mas houve um que o salvaria, quando já nada havia na conta bancária e que lhe permitirá, hoje, viver confortavelmente.
Em 2000, 6 milhões de espectadores acompanharam a vitória de Zé Maria no 'Big Brother'. Parecia ter um futuro de estrela pela frente, mas não resistiu à pressão e foi ' engolido' pela máquina da fama.
Saiu do primeiro 'Big Brother' em total euforia, com 20 mil contos no bolso, um carro novo e a promessa de dias felizes pela frente. Do sonho ao inferno, passaram-se apenas quatro anos, quando este lhe bateu à porta. Internado depois de ter tentado por termo à vida, Zé Maria seria acolhido por freiras até voltar à sua terra natal, de onde nunca mais saiu. O acompanhamento psicológico, que mantém, aos 51 anos, no Hospital de Beja, será para a vida.
Após vencer o primeiro 'Big Brother', Zé Maria passou por problemas com a saúde mental e afastou-se dos holofotes. No entanto, houve uma âncora que esteve sempre presente e que o segura à terra.
A ex-concorrente do 'Big Brother' tentou ajudar o amigo numa das fases mais complicadas e até lhe deu um conselho que poderá ter mudado a sua vida. E diz-se chocada ao ver ainda hoje na televisão quem o tentou enganar.
25 anos depois da estreia do primeiro 'Big Brother', apresentador da TVI comentou o caso do primeiro vencedor português, que vive em reclusão em Barrancos, e rejeita as luzes da ribalta.