Não há volta a dar: agora mesmo é repouso absoluto! Nuno Markl foca-se na recuperação e faz "detox" do caos para voltar mais forte
Depois de um período de emoções fortes, com muitas partilhas, e testemunhos, Nuno Markl foi aconselhado a abrandar e focar-se naquilo que realmente importa: a recuperação. Ainda internado, o humorista tem um caminho pela frente, que enfrenta com o apoio dos seus e de todo um país.No passado dia 26 de novembro, Nuno Markl voltou à Rádio Comercial para que os fãs o ouvissem de viva voz. Foi um momento emotivo, mas também com a habitual dose de humor, em que o radialista contou os momentos difíceis que o levaram ao hospital na sequência do AVC que sofreu, e como o filho, Pedro, de 16 anos, lhe salvou a vida, chamando, com toda a calma, os meios de socorro. “Tenho muita coisa para contar, obviamente. E quero agradecer, uma vez mais, ao meu filho porque se não fosse ele eu não estaria aqui. Foi um orgulho tudo aquilo que ele fez (...) Eu não o queria assustar de forma nenhuma. Parecia um bêbado a falar e ele chega e vê-me naqueles preparos. O sangue frio que ele manteve em toda a situação e apesar de eu estar a dizer ‘calma, calma, isto é uma coisa que se resolve’ e ele diz ‘não, vou ligar para o 112’”, lembrou, diretamente do Hospital Egas Moniz, para onde foi transferido, perante os colegas da Rádio a quem confessou a vontade que tinha de voltar ao trabalho e à rubrica ‘O Homem que Mordeu o Cão’.
No entanto, tudo terá de ser feito com conta peso e medida, e muita calma, pois apesar de o humorista estar a recuperar bem, com progressos diários, o Acidente Vascular Cerebral que sofreu foi dos mais graves – com hemorragia – pelo que agora é tempo de Nuno Markl, de 54 anos, se focar na recuperação que, segundo revelou o médico neurologista João Pedro Marto no podcast ‘Consulta Aberta’, depende sempre de caso para caso, não se podendo generalizar. “As sequelas do AVC vão depender da zona do cérebro que foi afetada”, lembra o médico, que gravou o episódio ainda antes de Nuno Markl ter sofrido o episódio de saúde. “A reabilitação é muito importante para os nossos doentes e na maior parte dos casos os doentes não saem do hospital bem. E depois há que garantir que isto não volte a acontecer”, diz, admitindo que o processo de reabilitação dos pacientes passa por um acompanhamento com fisioterapia e depois tratar os fatores identificados nos exames como gatilhos do AVC, e que muitas das vezes passa por controlar a tensão arterial. No entanto, o especialista alerta que o pós-AVC deve ser tratado de uma perspetiva multidisciplinar e que no caso de pacientes jovens, nos quais a recuperação acaba por ser mais rápida, há que ter sempre presente o cuidado para que não retomem hábitos nocivos, controlando stress, tabaco, hipertensão e consumo de sal, entre outros.
E a verdade é que esta nova etapa da recuperação tem de ser gerida com muita calma para garantir que não ficam sequelas e que Nuno pode voltar ao trabalho a seu tempo e em pleno, o que não é expectável que aconteça tão cedo, uma vez que a prioridade é que Markl se restabeleça a 100 por cento. Para isso, nas redes sociais, já anunciou que vai fazer uma pausa na partilha de conteúdos, até por conselho da equipa médica que o acompanha.
"Malta, até por conselho médico vou estar um pouco mais arredado desta app. Espero que compreendam. Irei dizendo coisas de vez em quando, mas parte do tratamento passa por um detox de redes sociais e do caos que vem com elas. (Isto é um conselho válido também para quem não teve AVC.) Agradeço todo o vosso curativo amor, mas esta altura pede que me dedique um pouco mais a mim e aos meus. Está tudo bem encaminhado, mas é um processo com trabalhinho duro pela frente. Abraço-o com entusiasmo. Um valente até já e um sólido I’ll be back!", foi a sua última publicação, onde, mais uma vez, recebeu uma impressionante avalanche de afeto por parte dos seguidores.