_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
The Mag - O mundo em 2025

O mundo em 2025: A confirmação do poder de Kate e William. Príncipes ditam as regras e preparam-se para assumir os comandos da família real

2025 foi o ano da confirmação: William está pronto para subir ao trono, com Kate Middleton a seu lado e com forte envolvimento na tomada de decisões. Depois de terem sido obrigados a dar um murro na mesa sobre um tema difícil na família, os príncipes de Gales como que passaram no teste, mostrando-se prontos para tomar conta do poder.
Por Rute Lourenço | 28 de dezembro de 2025 às 10:21
Kate e William preparam-se para liderar a família real Foto: Flash

2025 foi um ano de mudanças na família real britânica, algumas silenciosas, outras apregoadas a plenos pulmões, mas no final deste tempo há uma conclusão que se pode retirar: Kate Middleton e William foram cada vez mais chamados à tomada de decisões, com os desafios do ano a mostrarem que estão prontos para o momento em que forem corados reis. Não foi um teste, mas quase, pois a verdade é que as tomadas de decisões sobre o príncipe André, após a confirmação do envolvimento deste no escândalo em torno de Jeffey Epstein, revelaram que os monarcas estão prontos para os embates mais difíceis, com a imprensa britânica a revelar que foi o herdeiro ao trono que pressionou o rei Carlos III para cortar com todas as regalias reais para o seu irmão, o que culminou com a expulsão deste da casa onde vivia, propriedade da Coroa britânica.

pub
O postal de Natal de William e Kate Flash
William e Kate, os Príncipes de Gales, juntos num momento de carinho Flash
Kate Middleton homenageia William com fato "príncipe de Gales" em visita à fábrica Flash
Kate Middleton e Príncipe William recebem o casal Macron com elegância Flash
O Príncipe William e Kate Middleton num evento público Flash
William e Kate preparam mudanças na monarquia para uma abordagem mais empática Flash

William mostra estar cada vez mais presente no dia a dia da família real britânica, assumindo eventos importantes, substituindo, muitas vezes, o pai, em aparições oficiais e aliviando também a sua agenda, numa altura em que é público que o monarca continua a sua batalha contra o cancro, aos 77 anos.

pub

O tema da sucessão tem estado em cima da mesa desde que se soube que o rei estava doente e, embora, para já, nada faça crer que Carlos possa abdicar, a verdade é que o cenário de doença obrigou a preparativos mais rigorosos para os futuros reis e que garantam que a todo o momento William e Kate estejam prontos para subir ao trono. E se há um ano esse era um cenário que provocava alguma apreensão no seio do clã, uma vez que a princesa de Gales acabava de travar a sua própria luta contra o cancro, com a estabilização da saúde da princesa, a família respirou fundo, com os monarcas a retomarem em pleno a sua agenda, dando ainda um papel de maior destaque ao filho mais velho, George, num claro sinal de que as dinâmicas começam a mudar na hierarquia da 'firma', com um maior protagonismo de William e dos seus.

Flash
O Rei Carlos III num evento oficial Flash
Brigitte Macron em visita de Estado a Londres com o Rei Carlos III e a Rainha Camilla Flash
Rei Carlos III, Camilla Parker-Bowles Flash

Uma evidência de que há uma mudança em marcha foi também o facto de Kate e William terem deixado a casa para onde se tinham mudado durante a pandemia, em Windsor. Adelaide Cottage foi o ambiente perfeito para a família viver esse tempo de instabilidade, mas a verdade é que não era vista como uma casa de continuidade e, para muitos, não tinha também o estatuto para albergar um futuro rei, pelo que em novembro o clã concluiu a mudança para Forest Lodge, uma propriedade pertencente à família real, e que continuará a ser a residência oficial de William e Kate mesmo depois de estes subirem ao trono.

pub

Localizado no Windsor Great Park, foi adquirido pela Coroa em 1829 e até 1937 funcionou como residência oficial do Vice-Guarda Florestal. Foi reformado pela última vez em 2001, com as obras a custarem perto de dois milhões de euros, sendo que à época a propriedade foi avaliada em 6 milhões. Hoje, o seu valor de mercado está estimado em mais de 17 milhões. 

Ao longo dos últimos meses, Kate Middleton liderou toda a supervisão das obras que decorreram na propriedade e terá recorrido à ajuda de Ben Pentreath, conhecido designer das celebridades, para que tudo estivesse conforme aquilo que idealizou.

pub

A nova casa é muito maior do que anterior e representa mudanças significativas na vida da família. Enquanto Adelaide Cottage contava apenas com quatro quartos, aqui há o dobro, além de um salão nobre, campo de ténis e amplos jardins ladeados de um bucólico lago, que circundam a mansão georgiana do século XVIII. Desta forma, William e Kate continuam a manter-se próximos do Castelo de Windsor, mas garantem uma maior privacidade e segurança na nova propriedade.

Apesar da alegria pela mudança, Kate e William não fizeram propriamente boa vizinhança. É que estão há cerca de um mês na propriedade e já somam inimigos, com os vizinhos a manifestarem publicamente o desagrado pelo facto de os príncipes de Gales terem mandado fechar todas as zonas de acesso como bosques e outras áreas verdes, que antes eram utilizadas pela população para os seus passeios, num claro indício de que complicações maiores poderão acontecer com a mudança.

Kate Middleton e William Flash
Flash
Príncipe William, Kate Middleton Flash
Kate Middleton e Príncipe William Flash
Kate Middleton e William Flash
Kate Middleton e Príncipe William Flash
Kate Middleton e Príncipe William Flash
Príncipe William, Kate Middleton Flash
pub

No entanto, este também é um assunto para o qual Kate e William, bastante acarinhados pelos súbditos, se têm preparado, uma vez que o reinado o deixará expostos a mais polémicas, para as quais se mostram preparados para enfrentar.

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub