Vovô Donald, és tu? Filho de Musk já não sai da Casa Branca e é 'adotado' pelo presidente dos Estados Unidos
X, de quatro anos, já se tornou numa espécie de mascote da presidência norte-americana e levou a que expressões nunca antes dirigidas a Donald Trump, como 'que amor', de repente lhe entrassem pelo ouvido. Estratégia ou ternura dos quase 80, certo é que a mãe da criança já não sabe o que há-de fazer para tirar o filho de vez da Casa Branca.Mais do que a Primeira-Dama, Melania, que salvo algumas aparições públicas se tem mantido, confortavelmente, na sombra, na sua casa na Trump Tower, em Nova Iorque, e entre Mar a Lago, Florida, e a Casa Branca, há uma presença que tem sido cada vez mais notada e que tem trazido alguma doçura ao ambiente mais austero e formal do local onde se discutem os destinos dos Estados Unidos - e do mundo.
Trata-se de X, um dos filhos Elon Musk, que é recorrentemente levado pelo pai para o trabalho. Numa primeira ocasião, a criança, de quatro anos, que é fruto da anterior relação do magnata com a cantora canadiana Grimes, surgia durante uma conferência de imprensa, onde 'roubou a cena' por dizer baixinho a Donald Trump coisas como 'tu não és o presidente' ou 'tens de sair'. No entanto, em vez de o presidente dos EUA, de 78 anos, se mostrar desagradado ou, de alguma forma irritado, com a presença de X, o efeito foi precisamente o contrário: deu-lhe uma 'carapaça' mais humana para alguns.
Noutro vídeo, Trump e o menino surgiam no exterior da Casa Branca com o presidente ao fazer o nome de X em linguagem gestual quando se apercebeu que estava a ser filmado. A cumplicidade entre os dois era visível e a imagem gerou, entre o público, reações de ternura que normalmente não são dirigidas a Donald Trump que, com o seu estilo explosivo e imprevisível, gera mais ataques do que empatia.
No entanto, isso levaria à questão seguinte: estaria X a ser usado para cativar, precisamente, essa franja que não se ligava ao novo homem-forte dos Estados Unidos? Há quem diga que sim, há quem garanta que é algo natural a um homem como Donald Trump, que já tem uma inúmera prole de netos e que está habituado a conviver com a criançada. Há quem diga, também, que, para o bem e para o mal, Trump odeia estar em pose e que, por isso, tudo o que vemos dele é exatamente aquilo que ele é, embora em muitos casos possa não criar identificação.
Certo é que a presença constante de X em atos institucionais tem gerado uma preocupação séria na própria mãe, que já terá pedido a Elon Musk que seja capaz de separar as coisas, para proteger a privacidade de uma criança que não pediu para ser exposta ao mundo. "Infelizmente não controlo a internet e não posso apagar isso da internet. Tentei implorar ao público e ao pai dos meus filhos para mantê-los offline e tentei recursos legais. (…) A vida dos meus filhos, sendo pública, é uma grande preocupação para mim e penso como resolver isso todos os dias. É uma loucura que não haja uma maneira de lidar com isso”, escreveu.
"A vida dos meus filhos ser pública é uma grande preocupação para mim e penso como posso resolver isso todos os dias. É insano para mim que não haja uma maneira de lidar com isto. Esperava que houvesse alguma lei que permitisse que um pai vetasse crianças pequenas de viver vidas públicas, mas nem confio na lei para me ajudar neste momento", continuou Grimes, que tem outro filho, de três anos, com Musk, com quem manteve um relacionamento entre 2018 e 2021.
O dono da Tesla, atual braço-direito de Trump, recorde-se, tem atualmente 14 de filhos, de quatro mulheres diferentes, sendo frequentemente acusado de ter um fetiche com o seu legado na terra através da procriação.