
As polémicas parecem ter-se colado à coroa espanhola, como uma segunda pele e não há dia em que não venham a lume mais informações sobre o escândalo que está a abalar a monarquia do país vizinho: a alegada infidelidade de Letizia, durante anos, para com o rei, colocada a nu pelo alegado amante e ex-cunhado, Jaime del Burgo.
E se, ao início, quando descobriu a infidelidade, o rei Felipe VI ficou em choque, rapidamente fechou os olhos à situação para não manchar ainda mais a imagem da casa real, segundo relata a conhecida jornalista Pilar Eyre. Os dois acabariam por seguir, sem que fosse sua intenção, o exemplo de Sofia e Juan Carlos que durante grande parte do seu reinado viveram um casamento de fachada, com o rei a manter inúmeras amantes.No entanto, e apesar de Felipe VI ter aceitado continuar com o casamento mesmo depois de ter descoberto as infidelidades, a verdade é que, segundo a imprensa espanhhola, este está irremediavelmente perdido. Ainda assim, o divórcio, adiantam os principais meios, não é uma hipótese, e tudo a pensar no futuro da filha, Leonor.
Esse terá sido o compromisso para que os reis mantivessem o casamento no papel e a sintonia pública, pese embora dentro do palácio as coisas sejam bem diferentes, com a distância a marcar aquele que em tempos foi um dos casais favoritos não só do país vizinho, mas também dos aficionados pela realeza eurpeia.
"Felipe e Letizia mostraram-se unidos para garantir não só o seu reinado, mas também o futuro da coroa", afirmou a especialista em realeza espanhola Maica Vasco, denunciando que a situação foi grave ao ponto de Letizia, nos tempos áureos da sua paixão, passar temporadas em Nova Iorque com o amante, deslocando-se a Espanha apenas para compromissos oficiais.
Apesar da turbulência, o casal conseguiu conter o escândalo durante anos e tudo para manter a imagem de uma coroa já por si doente com os escândalos em torno do exílio de Juan Carlos, as polémicas com o uso de dinheiros públicos e a infidelidade do antigo rei.
CASAMENTO ESTÁ ACABADO
Apesar da fachada, os especialistas não têm dúvidas de que o casamento, na aceção sentimental do termo, está acabado para Felipe VI e Letizia, não havendo a mínima hipótese de voltarem a ser um casal.
De acordo com a imprensa espanhola, a desilusão e mágoa do rei são demasiado palpáveis, pelo que não será uma hipótese a de perdoar a mulher que em tempos amou.
O escândalo de infidelidade, descoberto há vários anos pelo rei e agora tornado público, terá sido, inclusivamente a razão pela qual o casal descartou a hipótese de ter mais filhos, garantindo o futuro da coroa com a princesa Leonor e a infanta Sofia.
No entanto, há quem diga que as duas jovens ficaram bastante abaladas com todo o caso e que também elas equacionam agora um futuro longe da coroa, e que não implique perpetuar os mesmos erros dos pais.
Segundo os meios de comunicação social do país vizinho, Sofia e Leonor estão "sentidas" com a mãe e tentam agora perdoar Letizia à luz do que agora conhecem sobre os seus comportamentos. No entanto, esta gestão familiar não estará a ser fácil, com a tendência natural das duas ser para tomarem o partido do pai, por considerarem que Letizia não foi correta na forma como conduziu o casamento. Tudo isto está a resultar numa família às avessas...