
Se muitos esperavam que, aos 86 anos, a vida sentimental de Pinto da Costa começasse a dar sinais de alguma acalmia, a verdade é que o presidente do FC Porto continua a dar que falar por causa de 'assuntos do coração'. E tudo porque a sua antiga companheira, Fernanda Miranda, não se conforma com o fim do casamento e tentou, recentemente, uma nova reaproximação àquele com quem viveu durante seis anos.
De acordo com aquilo que o 'Correio da Manhã' noticiou, a brasileira voltou a procurar Pinto da Costa, numa tentativa de reatar o que tiveram em tempos. Segundo a 'The Mag' apurou, esta aproximação surgiu numa altura em que notícias davam conta que Fernanda iria atraiçoar aquele com quem chegou a ser casada para, publicamente, demonstrar o seu apoio à candidatura de Villas-Boas, algo que nunca se chegou a concretizar.
Ora, terá sido a partir dessa altura que os dois retomaram o contacto, com Fernanda a voltar atrás na decisão de apoiar Villas-Boas para ficar ao lado do antigo companheiro. Desde então, conta uma fonte à nossa publicação, a pressão de telefonemas e mensagens tem sido constante. "A Fernanda está sempre a ligar-lhe e a enviar-lhe mensagens. Não o larga", começa por explicar uma pessoa próxima do dirigente portista, acrescentando que a atual mulher, a bancária Cláudia Campo, tem na brasileira "o seu ódio de estimação" e já foi obrigada a pô-la no lugar.
"A Fernanda já teve o seu tempo. Agora, bem que pode tentar voltar que não consegue", explica a fonte, acrescentando que Cláudia tem trazido à vida de Pinto da Costa o que as anteriores companheiras não conseguiram e que conquistou inclusivamente a família do dirigente portista. "A Cláudia é uma senhora, tem o trabalho dela, continua a trabalhar no banco, não vive às custas do Pinto da Costa. E tem-lhe dado estabilidade. Só se ele fosse doido é que voltaria para a Fernanda. A Cláudia, neste momento, está muito segura e não dá hipóteses a Fernanda. E Fernanda sabe isso muito bem", diz a fonte, adiantando que o fator familiar também tem pesado. "A Joana [filha de Pinto da Costa] nunca se entendeu com a Fernanda e, por outro lado, gosta da Cláudia e reconhece o que ela tem feito pelo pai. Pela primeira vez, tem havido uma certa harmonia".
A pesar está também a saúde cada vez mais frágil de Pinto da Costa e o facto de o líder azul e branco querer ter a seu lado alguém em quem confie, algo que há muito deixou de acontecer com Fernanda Miranda. "Houve uma quebra de confiança muito grande. E apesar de mesmo depois do divórcio já terem estado próximos, ele não confia na Fernanda".
AS RAZÕES DO DIVÓRCIO
Pinto da Costa e Fernanda Miranda estiveram juntos durante seis anos, mas em 2017 deram entrada com os papéis do divórcio. Na altura, a brasileira assinou um acordo considerado vantajoso, em que poderia continuar a receber uma pensão após a separação, desde que respeitasse algumas cláusulas, como não falar publicamente sobre os anos vividos ao lado do dirigente portista.
Segundo foi noticiado na altura, a relação começou a deteriorar-se nos últimos anos de casamento, com Pinto da Costa a não gostar de uma mudança de postura por parte de Fernanda Miranda, que terá alterado radicalmente o seu estilo de vida.
"Quando conheceu Pinto da Costa, a Fernanda era muito simples, mas depressa passou a valorizar os luxos. Gastava milhares de euros em compras para ela e para o filho. Nos últimos tempos, isso deixava Pinto da Costa doente", explicou uma fonte na altura, acrescentando que, com as discussões a serem uma constante, o presidente do FC Porto acabaria por optar pelo divórcio, expulsando Miranda de casa.Depois disso, e enquanto Fernanda se apaixonava pelo empresário Miguel Osório, com quem viria a ter um filho, Pinto da Costa assentava ao lado de um antigo amor, a bancária Cláudia Campo, levando-a a trocar juras de amor no verão passado.
Foi a quinta vez que o líder azul e branco o fez, duas delas com a mesma mulher. Pinto da Costa foi casado com Manuela Carmona, mãe do seu filho mais velho, Alexandra – com quem está agora de costas voltadas – duas vezes com Filomena Morais, com Fernanda Miranda e agora Cláudia Campo, que, aos 46 anos, se tem afirmado como uma presença "sólida e serena" na vida do homem forte do FC Porto.
Mas, enquanto Pinto da Costa se manteve casado, a união de Fernanda com Miguel Osório não vingou e a brasileira, que vivia com o companheiro em Angola, regressou a Portugal, tentando nova aproximação ao líder portista. Depois disso, tirou um curso da FIFA e tornou-se agente de futebol, mudando-se para Madrid, mas nunca mais voltaria a viver um relacionamento estável.