
No final de 2021 a revista brasileira 'Quem' noticiava, o que por cá já se dizia e escrevia, que, em Portugal, as crianças andavam a falar 'brasileiro', a adotar uma série de vocábulos, termos e sotaques, por culpa do fenómeno brasileiro Luccas Neto, um youtuber brasileiro que faz vida e fortuna a produzir todo o tipo de conteúdos infantis e espetáculos para crianças. "Dizem grama em vez de relva, autocarro é ônibus, rebuçado é bala, riscas são listras e leite está na geladeira em vez de no frigorífico", escrevia aquela revista citando um artigo do Diário de Notícias, que dizia que o fenómeno se tinha acentuado durante a pandemia pelo facto das crianças terem ficado mais em casa ligadas à internet e, por conta disso, descoberto o youtuber brasileiro.
A imprensa do outro lado do Atlântico falava mesmo de "polémica em Portugal", "flagelo", e escrevia que, por causa de Luccas Neto, "os pais lusitanos" andavam "preocupados com a alfabetização dos seus filhos". O assunto, no Brasil, levou alguns a acusarem Portugal de 'xenofobia', mas também outros a brincar com a situação dizendo que o fenómeno era apenas uma "reparação histórica".
Dois anos depois de se ter estreado em Portugal, e de por cá ter passado também no ano passado, Luccas Neto atua este sábado na Super Bock Arena, no Porto, e domingo na Altice Arena, em Lisboa, com lotação esgotada. Consigo traz o novo 'O Bem Vs o Mal', mais um espetáculo apontado e pensado meticulosamente para as crianças, recheado de mensagens e momentos didáticos e pedagógicos, aos quais até os pais já tiveram de dar o braço a torcer.
Para montar o espetáculo, Luccas conta mesmo com uma equipa especializada em comportamento, aprendizagem e psicologia infantil. Em declarações à The Mag, o youtuber, que é também argumentista e ator dos seus espetáculos, fala numa "equipe multidisciplinar" que o auxilia na construção de tudo o que produz e que lhe fornece "todo o suporte necessário e relevante". Entre eles estão "pedagogos especializados que nos auxiliam no desenvolvimento de conteúdos que, além de divertir as crianças, também possam auxiliar na educação e na forma como lidam com as questões da infância", explica. Sobre o novo espetáculo específica mesmo que é "uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre união, amizade, amor e até comportamentos simples do dia a dia que contribuem para o respeito ao próximo".
MAS AFINAL QUE FENÓMENO É ESTE?
Só para se ter uma ideia da dimensão estratosférica de Luccas Neto, comecemos pelos números.
Além de youtuber, argumentista e ator, Luccas Neto é também cantor, escritor e diretor fundador da Luccas Toon, o maior canal infantil do Youtube brasileiro, com quase 40 milhões de inscritos, contando com mais de 30 mil milhões de visualizações. O canal tem um episódio novo por dia, graças a uma equipe de 50 pessoas que grava todos os dias nos estúdios da Luccas Toon, empresa que já ocupa dois prédios, de cinco andares, no Rio de Janeiro no Brasil."Todos os dias são produzidas seis horas de material inédito, mais duas, por exemplo, do que a Globo", revelava logo na primeira conferência de imprensa em Portugal, em Novembro de 2021.
Tem ainda mais 150 produtos licenciados (entre camisolas, brinquedos, jogos ou máscaras), 13 filmes na Netflix e até já tem o seu próprio Summit que se realizou, pela primeira vez, no ano passado, em São Paulo. Hoje, a sua empresa está avaliada em meio milhão de euros, atuando em diferentes vertentes como a tecnologia (aplicativos e jogos); cinema (com produções para várias plataformas de streaming), YouTube e literatura com a publicação de vários livros. A título de curiosidade, o seu primeiro livro superou o recorde de vendas de Harry Potter no Brasil, e em 2019 a venda dos bonecos com a sua marca superou a venda da Barbie. Conta com aplicativos com mais de 14 milhões de downloads e só em 2022 realizou mais de 60 espetáculos no Brasil e 10 grandes espetáculos em Portugal com bilhetes a esgotar em poucas horas.
QUEM É LUCCAS NETO?
Nascido no seio de uma família modesta no Rio de Janeiro a 8 de Janeiro de 1992, criado no bairro de classe média baixa de Engenho Novo, Luccas Neto era apenas um jovem carioca como outro qualquer, que torcia pelo seu Botafogo e que se interessava pelas redes sociais. Tudo mudou no dia em que começou por se destacar na internet como ‘hater’ (crítico feroz e implacável), o que até lhe trouxe algumas polémicas. Apesar de hoje gozar do estatuto de 'Xuxa' da internet, Luccas Neto até começou - lembrava um artigo da Folha de S.Paulo, em 2019 - por se destacar curiosamente por chamar as crianças que adoravam Youtubers, de "burras" e "retardadas". Em 2016, chegou mesmo a ser condenado em tribunal por ter chamado uma adolescente de 14 anos de 'mão de pica' (um insulto). À mãe da adolescente chegou mesmo a dizer: "Vai tomar no cú". Passado um tempo, Luccas vira a justificar as suas atitudes por "um momento de depressão e de desespero por atenção".
Lançou-se nas atividades de Youtuber e influenciador digital ao lado do irmão Filipe Neto [ex-namorado de Bruna Gomes, conhecida em Portugal pela participação no Big Brother], também ele um fenómeno da internet (em 2020, foi mesmo incluído na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time).
Ora, foi precisamente com o irmão, que Luccas começou a sua trajetória, então em 2010, no Canal 'Não faz Sentido', o primeiro fenómeno da língua portuguesa na internet a ultrapassar a marca de 1 milhão de inscritos. Quatro anos mais novo do que Filipe, Luccas trabalhava então por detrás das câmeras, fazendo todas as pesquisas sobre conteúdos. Entre 2015 e 2016 alimentou o canal 'Hater Sincero' usado para falar mal de celebridades na internet. Em 2017, ficou conhecido como Menino Nutella por causa de um vídeo que se tornou viral onde aparecia a tomar banho numa banheira de hotel com 80 quilos do creme de avelã. Verdadeiro especialista em como funcionavam os algoritmos do YouTube, notou a crescente procura por conteúdos infantis na plataforma e o seu espírito empreendedor e visionário fizeram o resto. Virou-se para o público mais jovem e o fenómeno estourou. Para romper com o passado chegou a apagar quase cem vídeos que tinham palavrões ou conteúdos inapropriados à sua nova linha editorial.
Filho e neto de portuguesas (a mãe chama-se Rosa Esmeralda Pimenta Neto), Luccas estreou-se em Portugal em 2021, cumprindo um desejo que há muito alimentava. "Quando falei para a minha avó que eu tinha show em Portugal, ela chorou porque cresceu aqui. É uma honra vir a Portugal, mas também uma conquista pessoal poder falar para a minha família que tenho um show no País em que elas nasceram", diz. "Por conta da minha avó materna ser de Portugal, nós sempre tivemos muito contato com a cultura do país", diz destacando especialmente ‘o bacalhau e os pastéis de Belém".
Foram a avó e a mãe, de resto, que tiveram um papel importante na sua mudança de direção quando um dia lhe disseram: "Pára de dizer palavrões. Você tem o poder de ajudar as famílias".
Apesar de dizer que gosta da "viver a vida como se fosse uma criança", a verdade é que Luccas Neto é hoje um adulto de 31 anos, pai de dois filhos. Casado com a também Youtuber e atriz Jéssica Diehl, foi pai pela primeira vez em 2021 de um menino (Luke) e já este ano, em Abril, do segundo rapaz, Anakin. É junto deles que procura hoje o material certo para os seus conteúdos e é por causa deles que até já desenvolveu uma nova plataforma. "Os meus filhos inspiram-me todos os dias, eles são a fonte para a criatividade de tudo aquilo que eu produzo e também para o meu desenvolvimento pessoal como pai. Com o nascimento do meu primeiro filho eu senti uma maior necessidade de buscar auxílio de psicopedagogos para estarem acompanhando o processo de produção do que fazemos na produtora. Foi a partir disso que criei o Luccas Toon Kids, um canal voltado somente para a primeira infância dos pequenos".
Com milhões de reais de faturação anual (pelo Brasil escreve-se que ganha mais de 300 mil euros por mês só com os vídeos no Youtube), Luccas Neto, há muito que deixou a zona norte do rio de Janeiro, morando hoje num condomínio na Barra da Tijuca, onde tem uma casa luxuosa que conta até com uma sala de cinema. O seu estilo de vida mudou tanto que até a mulher, Jessica Dihel, confessou, numa entrevista recente ao podcast 'Pod Delas', que teve de procurar ajuda psicológica para lidar com a fortuna e a "vida de madame". "Levei muito para a terapia. Ele me dava os presentes e eu falava: 'não, amor, não precisa'. Era até feio, deselegante da minha parte. Eu demorei muito para aceitar...", disse ela, admitindo ainda o receio de julgamentos externos.
Em entrevista ao Extra o próprio Luccas Neto, admitia, em julho deste ano, que também ele se havia deslumbrado quando começou a ganhar muito dinheiro. "Eu ia para a Disney a cada dois meses e ficava 15 dias. Comprava muita coisa inútil, que não precisava. Roupas, sapatos, perdi muito dinheiro com carros... Comprei uma vez uma cadeira de massagem por seis mil euros que nunca usei. Vendi depois para um amigo por 1500."