'
THE MAG - Casas Reais

O passado rebelde que tramou Letizia! Como a rainha foi obrigada a aceitar namorado da princesa Leonor

A herdeira de Espanha vive o seu primeiro amor. Embora os pais, especialmente a mãe que é muito mais austera, não vissem esta relação com bons olhos, acabaram por ter de aceitar o enamoramento da filha. O que viveu quando tinha a idade da princesa é o grande calcanhar de Aquiles da mulher de Felipe VI, que acaba por não ter moral para proibir seja o que for. Engoliu em seco e permitiu que Leonor viajasse para Espanha para passar as férias da Páscoa… acompanhada pelo namorado!
Ana Cristina Esteveira
Ana Cristina Esteveira
28 de abril de 2022 às 23:24
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor
pub
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor
pub
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor

Mesmo a estudar no País de Gales num colégio exclusivo e reservado a uma pequena elite, o UWC Atlantic College, tudo se acaba por saber. Mais do que seria suposto e para grande desconforto dos visados. Foi precisamente isto que aconteceu no final de 2021 quando a notícia de que a princesa Leonor estava apaixonada e era correspondida foi tornada pública. A certeza de que não se tratava de mais um rumor chegou quando no início de janeiro, a princesa das Astúrias, que passou as férias de Natal em Madrid junto dos pais e da irmã, não quis passar o Dia de Reis, o ponto alto das festividades natalícias, com  a família.  Além de ser o dia em que se trocam presentes, é uma data muito importante para a família real espanhola que, sendo católica, dá grande relevância a esta tradição secular. Contra todas as expectativas, a herdeira do trono viajou para o País de Gales, ansiosa por voltar ao colégio, onde era esperada pelo namorado.

A carregar o vídeo ...
O 1.º discurso da princesa Leonor de Espanha

Letizia não gostou, mas viu-se impotente perante a vontade férrea da filha, já que esta alegava que tinha de viajar mais cedo dado as aulas começarem a 5 de janeiro. Um argumento que a rainha não conseguiu rebater, pois sempre frisou que Leonor e Sofia teriam sempre de colocar os estudos e a formação académica em primeiro lugar. Contudo, a mulher do rei Felipe VI não se deixou enganar. Adivinhava que a princesa estava mais com saudades do namorado do que preocupada com a escola.  Essa era a razão maior para ter insistido tanto em viajar antes das celebrações do Dia de Reis, tradição de que tanto gosta. 

UM AMOR COM A AUTORIZAÇÃO DOS PAIS

Se há pessoa que sabe de tudo o que se passa no colégio da filha, essa pessoa é Letizia. A sua personalidade controladora nunca lhe permite não se manter (bem) informada sobre os passos da herdeira do trono de Espanha. Foi, por isso mesmo, da primeira a inteirar-se do interesse da jovem adolescente por um rapaz de 16 anos [a mesma idade de Leonor] descrito por uma amiga da princesa como "alto, magro, muito bonito, estrangeiro e companheiro de internato.  A identidade manteve-se (e ainda se mantém) em segredo.

A rainha ficou em polvorosa quando descobriu o "namorico". Terá deixado bem claro uma coisa: que a filha se foque apenas nos estudos e tenha a formação adequada para um dia assumir a enorme responsabilidade de se sentar no trono de Espanha. Exigente, a rainha que tem origens plebeias faz de tudo para que Leonor não tenha distrações que a desviem do seu caminho e, por isso, mostra-se cada vez mais intransigente com a jovem.

A carregar o vídeo ...
A festa da coroação de Felipe e Letizia

Só que a oposição da antiga jornalista da TVE – e do rei Felipe VI por arrasto – não foi suficiente para fazer com que a princesa das Astúrias esquecesse o namorado e desistisse deste amor juvenil. Para Leonor, a doçura deste bonito romance sobrepôs-se ao sentido de obedecer à mãe. Assim, e percebendo que seria melhor aceitar o namoro do que contrariar a filha, Letizia acabou, embora de má vontade, por dar a bênção a este amor.

A jornalista e escritora Pilar Eyre assegura que o impensável aconteceu quando Leonor teve inclusivamente autorização dos pais para trazer o seu amigo especial para a Zarzuela durante as recentes férias da Páscoa. Esta cedência, especialmente da mulher do rei de Espanha, é bastante surpreendente, mas ela terá percebido que mais vale aceitar do que proibir. Um amor contrariado tem sempre mais possibilidades de se fortificar do que um namoro tolerado e até acolhido. Por outro lado, o seu passado rebelde também terá pesado na mudança de comportamento de Letizia.

O PASSADO DE LETIZIA

Pilar Eyre, sempre muito bem informada do que se passa no Palácio da Zarzuela, sabe de fonte segura que a rainha teria mais ou menos a idade da filha quando se apaixonou por Alonso Guerrero, aquele que se viria a tornar o seu primeiro marido. Também este amor não agradou nada a Paloma Rocasolano e a Jesús Ortiz. Os pais opuseram-se fortemente a este romance. Foi essa resistência e proibição dos pais que levaram Letizia a tomar uma atitude bastante drástica: sair de casa e poder viver este seu primeiro e grande amor em liberdade e sem as amarras familiares. "Os pais não aceitaram o romance e, no dia em que completou 18 anos, ou seja, quando atingiu a maioridade, deixou a casa de família e foi viver com Afonso. Depois de muitas idas e vindas, acabaram por se casar. Divorciaram-se um ano depois", revela Pilar Eyre na revista ‘Lecturas’.

Perante a recordação do seu próprio passado, a antiga jornalista considerou que o melhor era não repetir os erros que os seus pais cometeram consigo. Letizia temeu que Leonor se tornasse uma menina revoltada e que também ela, assumisse uma atitude mais rebelde. Hoje, a sua maior preocupação é que Leonor não siga os seus próprios passos. Alguns dos quais se arrepende, pois "mancharam-lhe" o seu historial de vida quando foi apresentada como noiva do príncipe Felipe, herdeiro do trono de Espanha. Não é isto que a rainha deseja para a princesa das Astúrias. O seu sonho é que Leonor nunca tenha nada que lhe seja apontado ou que possa denegrir o seu percurso até chegar ao trono de Espanha. 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável