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Ou vai ou racha! Ljubomir Stanisic refaz a vida, transforma fraquezas em vitórias e prepara 'comeback' em grande

Quem disse que o 'jogo' acabou? Como uma empresa de apostas online e uma marca de águas aproveitaram a queda da estrela da televisão, que pode estar prestes a mudar de canal. E logo para a rival TVI.
João Bénard Garcia
João Bénard Garcia
24 de maio de 2025 às 19:36
Ljubomir Stanisic
Ljubomir Stanisic Foto: Instagram

Começou na RTP, afirmou-se na TVI, com o muito popular 'Pesadelo na Cozinha', o seu programa de maior sucesso até ao momento, e nos últimos anos voltou-se para a SIC - saiu no quarto canal no momento em que Cristina Ferreira regressou.

Mas, agora, Ljubomir Stanisic pode estar a preparar mais uma mudança e a ser protagonista de uma nova guerra entre canais.O polémico chef deixou de ter contrato de exclusividade com a SIC em dezembro, do ano passado e a TVI já terá mostrado interesse no seu regresso. Em cima da mesa está uma nova temporada de 'Pesadelo na Cozinha'. A revelação não é de estranhar. Afinal Ljubomir é um velho amigo de José Eduardo Moniz, cliente de longa data - junto com a mulher, Manuela Moura Guedes - do seu restaurante 100 Maneiras. Se a amizade entre os dois não faz com se quebrem contratos, a verdade é que ajuda a juntar Moniz e Stanisic uma vez mais. 

Um "pequeno grande" detalhe pode, porém, travar esse "namoro": um processo judicial interposto pela TVI contra o chef por rescisão unilateral de contrato em 2020, decisão que incendiou os ânimos em Queluz de Baixo, que recorreu à justiça para exigir mais de 1,2 milhões de euros ao cozinheiro. À época, Cristina Ferreira estava a chegar à TVI e Ljubo tratou, de imediato, de dizer o que pensava dela. 

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João Manzarra reage após beijo de Ljubomir

 A TVI considerou ter havido um "comportamento predatório" e terá "agido de má fé". Ljubomir contra-atacou com um crédito de quase 4 mil euros, mais 5 mil de um programa gravado e nunca pago e ainda 5% sobre os montantes líquidos das publicidades inseridas nos episódios transmitidos.

Apesar destas novas movimentações, Ljubo mantém boas relações na SIC, nomeadamente com o diretor de programas do canal de Paço de Arcos, Daniel Oliveira, que sempre apostou nele nos últimos anos, apesar de muitas vezes os resultados de audiência dos formatos de que foi protagonista não terem correspondido às expetativas. Este facto está a travar uma resposta mais célere do chef à proposta da TVI.Mais há ainda outro entrave: decorre ainda o processo judicial movido pelo canal de Queluz de Baixo, em 2021, quando Ljubomir Stanisic decidiu rescindir unilateralmente o seu contrato. As partes precisam de chegar a um acordo.

A verdade é que a SIC parece ter deixado cair o polémico chef jugoslavo. No verão de 2024, durante a apresentação da grelha de verão da estação liderada por Daniel Oliveira, Ljubomir desvalorizou o projeto 'Hotel Hell', explicando que nada tinha a ver com o projeto e que não tinha sido consultado pela produção. "Chamam-me para onde for, vou, gravo e venho-me embora. Só tenho de cumprir o que me pedem", garantiu nessa altura à FLASH!.

Ljubomir Stanisic
Ljubomir Stanisic Foto: instagram

ENTRETANTO NO RESTAURANTE...

Ljubomir Stanisic, de 46 anos de idade, perdeu este ano a estrela Michelin que tinha conquistado em 2020 para o seu restaurante 100 Maneiras, no Chiado, em Lisboa. Viu a última edição do programa 'Hell's Kitchen Famosos' na SIC cair nas audiências, sem conseguir derrotar o imbatível 'Big Brother' da TVI. No seu monte no Alentejo, durante um passeio, alegadamente os seus cães terão morto ovelhas de um vizinho e caiu o Carmo e a Trindade. Parecia estar prestes a começar uma travessia no deserto do panorama televisivo mas eis que, qual Fénix, renasceu e foi captado pelo universo da publicidade.

Ljubomir Stanisic, Hell's Kitchen
Ljubomir Stanisic, Hell's Kitchen

De um momento para o outro, tanto a marca de jogos online Bacana Play como a marca de águas Frize contrataram o ex-jugoslavo para ser o rosto das suas mais recentes campanhas publicitárias. A Bacana Play inspirou-se, inclusive, na irreverência da imagem de Ljubo, criou o cenário de um saloon e colocou o chef a simular tiros para o ar como se fosse um cowboy, tal como aconteceu em 2020 quando explodiu a festa no restaurante aquando da notícia da conquista da estrela Michelin.

Como o próprio revelou então: “Parecia um cowboy, só queria ter duas pistolas para começar a dar tiros para o ar. Foi um momento eufórico, muito bonito, porque (sinceramente), não estava nada à espera. Foi um ano muito pesado e nós, apesar de trabalharmos sempre para esse patamar, nunca pensámos que pudesse ser este ano — até porque o Guia está-se sempre um bocado a lixar para nós”.





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