Alimentação saudável: 6 superalimentos que tem de consumir e são essenciais na menopausa
Mude de hábitos para combater os efeitos indesejados da menopausa. Há alimentos que vão passar a ser os seus maiores alidados.
Felizmente, para todas as mulheres, a menopausa já não é um assunto tabu. Há hoje cada vez mais informação sobre como lidar com as mudanças inerentes a esta nova etapa da vida, sempre com a consciência de que o exercício físico e uma alimentação alicerçada em determinado tipo de alimentos, são pontos-chave para atenuar alguns efeitos adversos, como a descalcificação dos ossos ou a perda de massa muscular.
Marta León, autora do livro 'A Revolução Invisível. Cuida das tuas Hormonas a partir dos 40', explica que se deve manter uma alimentação rica em proteínas e gorduras boas e apostar na comida de verdade, evitando os alimentos processados. Estes são, no fundo, os seis alimentos que a autora recomenda que se aposte.PRODUTOS LÁCTEOS
Para atenuar a perda de cálcio, aposte nos produtos lácteos. Os melhores são os fermentados, como por exemplo o Kefir, um leite rico em bactérias e leveduras probióticas que promove a saúde intestinal.
GORDURAS SAUDÁVEIS
Uma boa fonte de gordura é fundamental para o organismo. Fuja das gorduras presentes nos alimentos processados e renda-se às gorduras do bem, presentes, por exemplo, no azeite ou abacate.
VEGETAIS DE FOLHA VERDE-ESCURA
O vegetais com folhas verdes-escuras são os que trazem mais benefícios para a saúde, sendo uma ótima fonte de vitamina A, B e C, fibra e também de cálcio. Da lista fazem parte espinafres, acelga ou couve kale. Use e abuse destes veggies em sopas e saladas.
PROTEÍNA DE ORIGEM ANINMAL
Para ajudar a conservar a massa muscular, é fundamental manter uma alimentação em que a proteína de origem animal esteja sempre presente. Peixe, ovos e carne - desde que não seja vermelha - são excelentes opções. Um estudo realizado no Reino Unido revela, inclusivamente, que mulheres que mantinham já estes hábitos acabaram por ter uma menopausa mais tardia.
FRUTAS FRESCAS E CEREAIS INTEGRAIS
Com o passar dos anos, o trânsito intestinal tem tendência a ficar mais lento, sendo um problema para muitas mulheres na menopausa. A ingestão de frutas frescas e cereais integrais ajudam ao seu bom funcionamento.
FRUTOS SECOS
Avelãs, amêndoas ou nozes são uma excelente fonte de proteína e contêm gorduras monosaturadas, amigas do seu coração. Reduzem ainda a inflamação, sendo também uma excelente fonte de Ómega 3.