- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Weekend - Praias

Conheça as cinco novas praias fluviais da região Centro com Bandeira Azul, perfeitas para passar os dias mais quentes

Este ano, foram cinco as estreias de praias fluviais com Bandeira Azul nesta região, três das quais no município de Cantanhede.
Por FLASH! | 09 de julho de 2025 às 21:48
Praias fluviais da região Centro com Bandeira Azul são opção para dias quentes Foto: Flash

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade atribuído a zonas balneares que cumpram um conjunto de critérios rigoroso relacionados com a gestão ambiental, a qualidade da água, a segurança e serviços, e a informação e educação ambiental.

Das 444 distinções atribuídas em todo o País para a época balnear de 2025, o Centro de Portugal concentra 64 praias costeiras, 29 praias fluviais e ainda uma embarcação de ecoturismo, em Aveiro. Conheça então as cinco estreias desta região!

pub

Olhos d’Água do Alviela (Alcanena)

A Praia Fluvial dos Olhos d’Água do Alviela recupera uma classificação perdida em 2009. A Zona Balnear está rodeada por relvados e áreas de sombra, parque infantil e de merendas, com grelhadores, e ainda um bar/restaurante, que serve petiscos e refeições ao longo do dia. Nesta área encontra-se ainda o Parque de Campismo de Alcanena, um Centro de BTT e um miradouro.

pub

“Com uma envolvente paisagística de grande beleza cénica”, nos limites do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, as Nascentes do Rio Alviela, na Louriceira, oferecem “um espetáculo natural ímpar, que a mão humana soube preservar e valorizar”, descreve a Câmara Municipal de Alcanena.

Cinco praias fluviais na região Centro recebem a Bandeira Azul para os dias quentes Foto: Flash

Ançã (Cantanhede)

pub

Conhecida como Piscina Natural de Ançã, esta nova zona balnear com Bandeira Azul tem época balnear, com nadador salvador, prevista até 14 de setembro. Está inserida mesmo no centro da localidade, o que pode complicar o estacionamento.

“A água clara e límpida está sempre em renovação, já que chega diretamente do caudal da Fonte de Ançã”, explica a autarquia de Cantanhede. A zona da piscina dispõe de diferentes graus de profundidade, para satisfazer adultos e crianças, e uma ilha ao centro.

Praias fluviais da região Centro recebem Bandeira Azul para os dias mais quentes Foto: Flash
pub

Olhos de Fervença (Cantanhede)

A Praia Fluvial dos Olhos da Fervença é mais uma das estreias.

Na freguesia de Cadima, a praia foi criada a partir de “uma intervenção de fundo que incluiu o correto aproveitamento do espaço envolvente como zona de lazer, designadamente com a criação de um pequeno areal e área de prado relvado para banhos de sol e descanso, circuitos pedonais, bar com esplanada, balneários, parque de merendas e campo de jogos”, explica a autarquia.

pub

Com profundidade máxima de 1,20 m, as águas da ribeira da Corujeira alimentam banhos refrescantes e os socalcos, que fazem lembrar um anfiteatro, permitem momentos de descanso.

Praias fluviais da região Centro recebem Bandeira Azul, incluindo Olhos d’Água do Alviela e Ançã Foto: Flash

Sete Fontes (Cantanhede)

pub

Na freguesia de Ourentã, junto à Nacional 234 a apenas 6 km da A1 (Lisboa/Porto), encontramos a terceira praia do município de Cantanhede que consta nesta lista.

A área balnear foi construída em forma oval e a zona de banhos tem uma profundidade máxima de 1,2 m, e conta com nadador salvador até meados de setembro, para segurança de toda a família. A junta de freguesia informou que esta zona tem um lavadouro público coberto, parque de estacionamento ao lado da praia e um parque infantil, para além das diversas atividades sempre a acontecer.

No parque de lazer existe um espaço para merendas com mesas e uma churrasqueira. 

pub
Novas praias fluviais na região Centro recebem Bandeira Azul, incluindo Olhos d’Água e Ançã Foto: Flash

Cornicovo (Penacova)

A Praia Fluvial de Cornicovo, está localizada entre as aldeias de Laborins e Hombres, a nova área balnear foi recentemente objeto de requalificação. Descrita pela União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego como “um refúgio de paz e beleza natural”, a zona balnear é marcada por um pequeno açude que, além de criar uma área de banhos, permite atravessar o rio Alva.

pub

Dispõe ainda de parque de merendas e ampla área de estacionamento. A época balnear decorre até 14 de setembro.

Novas praias fluviais na região Centro recebem a Bandeira Azul para a época balnear Foto: Flash
pub

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub